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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tsunoda, Denise Fukumi, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Muller, Claudia Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:41:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:41:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62193 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Denise Fukumi Tsunoda | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda aspectos da Linguística Textual a partir dos referenciais dialógicos e interacionistas da linguagem, apoiados em Bakhtin e em outros linguistas contemporâneos como Austin, Peirce e Halliday, bem como numa concepção construtivista, sociointeracionista e libertaria da educação, inspirada em Vygotsky e Paulo Freire. Estas teorias permitem conceber e concretizar a noção de interação e contextualização, em diferentes níveis intra e extratextos. O trabalho destaca o desafio das Escolas de Governo como formadoras e impulsoras do desenvolvimento integral dos servidores públicos, que tem como função, dentre outras, desenvolver a competência linguística textual dos servidores, transformando-os em leitores críticos e criativos. Nesse sentido, propõe trabalhar o texto numa concepção integradora, construcionista e crítica, compondo a leitura com outros textos (intertextualidade), comparando com os seus próprios textos e seus referenciais (conhecimento de mundo). Também busca observar as diferenças de tratamento do assunto nos textos (intencionalidade) e compreender as raízes dessas diferenças, repensar com espírito crítico e criatividade, reelaborar os conceitos e ter uma nova percepção de mundo (leitura crítica), e trabalhar certas propriedades dos textos, de maneira a perceber como suas partes se amarram (coesão), como suas ideias se articulam (coerência) e de que modo se dá a sua sequência (progressão). Desta forma, os leitores serão capazes de fazer referências e ver implicações, julgar validade, qualidade, eficiência ou adequação dos textos, de forma que melhores padrões de pensamento e de atividades serão adquiridos. O presente trabalho mostra as possibilidades de desenvolver a competência linguística textual por meio de estratégias eficazes de leitura, num processo de atribuição de sentidos aos textos. | - |
Formato: dc.format | 46 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencia de desempenho (Linguistica) - Servidores públicos - Servidores públicos | - |
Título: dc.title | Proposta de estudo para desenvolver a competencia linguistica textual dos servidores publicos : um desafio para as escolas de governo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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