Estudo da metodologia adotaa pela Pastoral da Criança nas ações voltadas a comunidade : uma abordagem para a comunidade escolar de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Maria Regina Domingues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62191-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixe-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho consiste em um estudo que teve como interesse conhecer, analisar e avaliar a metodologia das ações voltadas as famílias e comunidades pela Pastoral da Criança, uma organização que vem desempenhando um papel de grande relevância na sociedade brasileira. Utilizou-se como referencial teórico os conceitos dos setores que compõem a organização da sociedade, especificamente, o Terceiro Setor no que se refere a sua organização, responsabilidade social e participação da sociedade civil. Realizou-se um breve resgate da história da Pastoral da Criança, suas características, metodologia adotada na sensibilização do trabalho voluntário, difusão do conhecimento e formação de redes sociais. A partir da avaliação da dinâmica do conjunto de ações praticas de interação entre a organização e a comunidade, da capacitação de seu voluntariado, dos projetos sociais com atividades de baixo custo e criatividade e consequentemente da mensuração do resultado social, vimos propor a aplicação do modelo semelhante da metodologia das ações sócio-educativas da Pastoral da Criança, para as comunidades escolares de Curitiba, visando assegurar a participação efetiva da família no acompanhamento do desempenho escolar de seus filhos. Constatou-se neste estudo que o acompanhamento das famílias e crianças em cada comunidade e um exemplo do que a sociedade organizada e capaz de fazer na busca de solução para os problemas sociais e também educacionais. Portanto, o principal êxito da Pastoral da Criança e a participação da comunidade.-
Formato: dc.format69 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTerceiro setor-
Título: dc.titleEstudo da metodologia adotaa pela Pastoral da Criança nas ações voltadas a comunidade : uma abordagem para a comunidade escolar de Curitiba-
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