Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Jess, Luciane Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/6218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/6218 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem o propósito de descrever algumas relações entre diferentes modos de conceber e representar quantidades fracionárias e, em particular, assinalar como este conhecimento chega às mãos de alunos e professores mediante livros didáticos e livros de história da matemática. Além disso, elabora-se uma categorização das formas como o conteúdo "frações" é abordado no livro didático adotado no município de Araucária; e realiza-se um apanhado das menções ao termo "fração" em livros de História da Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work has the purpose to describe some relations between different ways to conceive and to represent amounts factionaries and, in particular, to mark as this knowledge how to arrive in the hands of pupils and teachers by didactics books and books of history of the mathematics. Moreover, is elaborating one list of categories of the forms as the content "fractions" is boarded in the didactic book adopted in the municipal district of Araucária; and is realized one resume of mentions to the term "fraction" in the books of History of the Mathematics. | - |
Formato: dc.format | 109 f. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Título: dc.title | Frações em um livro didático na 5. e 6. séries : uma aproximação através da história da matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: