Frações em um livro didático na 5. e 6. séries : uma aproximação através da história da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVianna, Carlos Roberto, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorJess, Luciane Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/6218-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/6218-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Roberto Vianna-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem o propósito de descrever algumas relações entre diferentes modos de conceber e representar quantidades fracionárias e, em particular, assinalar como este conhecimento chega às mãos de alunos e professores mediante livros didáticos e livros de história da matemática. Além disso, elabora-se uma categorização das formas como o conteúdo "frações" é abordado no livro didático adotado no município de Araucária; e realiza-se um apanhado das menções ao termo "fração" em livros de História da Matemática.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work has the purpose to describe some relations between different ways to conceive and to represent amounts factionaries and, in particular, to mark as this knowledge how to arrive in the hands of pupils and teachers by didactics books and books of history of the mathematics. Moreover, is elaborating one list of categories of the forms as the content "fractions" is boarded in the didactic book adopted in the municipal district of Araucária; and is realized one resume of mentions to the term "fraction" in the books of History of the Mathematics.-
Formato: dc.format109 f. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - História-
Palavras-chave: dc.subjectFrações-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Título: dc.titleFrações em um livro didático na 5. e 6. séries : uma aproximação através da história da matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.