Estudo da eficiência das salas de apoio a aprendizagem no enfrentamento do fracasso escolar na 5ª série em 2006 : escolas selecionadas do Núcleo Regional de Educação área metropolitana sul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954--
Autor(es): dc.contributorJungbluth, Roque-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorPires, Lea Molon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:43:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:43:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62144-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixe-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O projeto das Salas de Apoio a Aprendizagem teve início em 2004 por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação com o intuito de enfrentar o fracasso escolar na 5ª série. Porém, a metodologia utilizada na implantação e a estrutura escolar, revelaram que as salas de apoio foram pouco eficientes. Daí a intenção do presente trabalho, que a partir de autores consagrados, estuda a evolução do processo de aprendizagem e contribuir na construção de alternativas que garantam o sucesso escolar, especialmente na 5ª serie do ensino fundamental. Os objetivos específicos que foram investigados são: estudo do processo de ensino aprendizagem a partir de autores consagrados; mapeamento, dentro do ambiente escolar, das dificuldades apre- sentadas pelos alunos quanto à aprendizagem; observação das metodologias propostas para a sala de apoio a aprendizagem e sugestão de novas possibilidades de trabalho, que podem ser alternativas que venham a reduzir o índice de reprovação. O resultado das salas de apoio não foi significativo. Constatou-se que os índices de aprovação oscilaram muito pouco ou quase nada. Talvez o empenho da Secretaria de Estado da Educação devesse encontrar alternativas diferentes para o enfrentamento do fracasso escolar com eficácia.-
Formato: dc.format76 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação-
Título: dc.titleEstudo da eficiência das salas de apoio a aprendizagem no enfrentamento do fracasso escolar na 5ª série em 2006 : escolas selecionadas do Núcleo Regional de Educação área metropolitana sul-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.