O olhar etnomatemático na confecção de uma canoa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaldeira, Ademir Donizeti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, André Cândido Delavy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:56:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:56:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/6211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/6211-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ademir Donizeti Caldeira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem por objetivo a identificação de um saber/fazer matemático, buscando um entrelaçamento entre a matemática institucional e uma Etnomatemática presente na confecção de uma canoa feita com um tronco de árvore nativa. Partindo do pressuposto de que há diferentes formas de fazer matemática e conhecer a matemática praticada em diversos contextos sócio-culturais, neste trabalho investigo uma comunidade de pescadores que desenvolve seu oficio de canoeiro, no município de Guaraqueçaba, localizado ao norte do litoral do Paraná. Por meio de uma abordagem etnográfica do grupo cultural buscam-se os saberes e fazeres matemáticos inseridos no contexto cultural desse grupo, com objetivo de analisar a relação entre o saber fazer dos canoeiros e alguns conceitos institucionalizados.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research has as its main purpose to identify the knowing/doing of mathematics with a view to the relationship of institutionally formal mathematics and ethnomatematics of dugout canoe construction. From the supposition that there exist several ways of doing mathematics of several different socio-cultural environments, in this work I investigate the artimanship of canoe construction in communities of Guaraqueçaba county, along the northern Paraná coast. An ethnographic approach is therefore used to study the doing and knowing mathematics of a cultural context of a specific group, in its knowledge and acting out of particular mathematical activities, with the relationship with formal mathematics.-
Formato: dc.format90 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatematica-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia matematica-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO olhar etnomatemático na confecção de uma canoa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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