Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Susan Alessandra de Sousa, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62109 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62109 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Kátia Maria Kasper | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 26/02/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 98-101 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Inauguro esta pesquisa com narrativas singulares, conectando minha trajetória na capoeira com outras composições - narrando a capoeira em diferentes espaços e tempos, trazendo as marcas desses encontros e sua potência formativa, em ressonância com outras subjetividades - vozes e corpos que entram nessa roda. Acompanho três processos envolvendo a capoeira em espaços diversos: a constituição de um coletivo feminino de capoeiristas - Canto de Aidê -, um curso formativo para professores (as) da Educação Básica e o processo de construção de um livro sobre capoeira com crianças, produzido com meus alunos e alunas. Busco problematizar questões que envolvem processos formativos, estabelecendo alianças com autores e autoras para refletir, acompanhar e compor esses processos que envolvem corpo, formação, experiência, subjetividade, devires. Narro as marcas e experiências que vão se inscrevendo na roda e fora dela... E os ecos produzidos. A cartografia, metodologia acolhida nesta pesquisa, abre caminhos para o acompanhamento desses processos formativos, habitando um território existencial, implicada nele como modos de existir. Sigo gingando com as palavras, com as intensidades, com os encontros, com os acontecimentos. Poéticas dos gestos, dos instantes, transformando paisagens no meu capoeirar pelo mundo. Movimentos, roda-vida! Pulsações movidas pelos afetos e desejos. Palavras-chave: Capoeira. Corpo. Subjetividade. Formação. Devir. Cartografia. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: I am starting this research with extraordinary narratives, connecting my experience in capoeira with other works or tales - narrating capoeira in different spaces and times, bringing back the marks of those gatherings and their training power, in line with other subjectivities - voices as well as bodies that get into this wheel. I accompany three processes that involve capoeira in different spaces: the creation of a new women group of capoeiristas (a practitioner of the art) - Canto de Aidê -, a training course for basic education teachers, and the process of elaboration of a book on capoeira with children, created with my students, both boys and girls. My goal is to discuss topics related to teaching processes, establishing partnerships with authors to reflect upon, follow up and compose those processes that involve body, training, experience, subjectivity and transformations. I narrate the marks and experiences that take place inside and outside the wheel... and the echoes that are generated. The cartography, the methodology selected in this research, opens up roads to follow up on those training processes; dwelling in an existential territory, implied in it as a way of existing. I keep playing with the words, with the intensities, with the gatherings, with the events. Poetics of gestures, of instants, transforming landscapes into my capoeiring around the world. Movements, wheel-life! Pulsations moved by affections and desires. Keywords: Capoeira. Body. Subjectivity. Training. Transformation. Cartography. | - |
Formato: dc.format | 103 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Capoeira e processos formativos : cartografias afetivas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: