Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Rodrigo Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Dáfne Sampaio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61997 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Rodrigo Pereira Medeiros | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por finalidade avaliar a percepção dos atores envolvidos na experimentação de dispositivos redutores de fauna acompanhante (BRDs) como instrumento de gestão pesqueira em uma Área de Proteção Ambiental (APA). A análise é proposta a partir da percepção dos gestores, pesquisadores e pescadores envolvidos no processo de experimentação dos BRDs sobre o funcionamento e a implementação destes dispositivos na APA do Anhatomirim. Ainda, a análise leva em consideração perspectivas mais recentes de gestão pesqueira e de áreas marinhas protegidas, com base no enfoque ecossistêmico aplicado à pesca e a cogestão adaptativa. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os atores envolvidos no processo de pesquisa e extensão para a implementação do BRD na APA do Anhatomirim. Foram explorados a percepção de cada grupo de atores, sua participação e aprendizados. Na avaliação realizada foram pontuados erros, acertos, desafios e sugestões para aperfeiçoamento. A participação dos atores varia conforme o grau de envolvimento e perfil de cada indivíduo. Os grupos possuem homogeneidade dentre si, com exceção dos pesquisadores que apresentou ser um grupo mais heterogêneo. Os BRDs revelaram-se como um bom instrumento para alcançar a cogestão adaptativa no ordenamento pesqueiro. Também foi apontado como uma ferramenta importante de sensibilização sobre os impactos da pesca de arrasto de camarão. Apesar do envolvimento dos atores, a implementação efetiva do BRD permanece incerta. Fatores como fiscalização e custo de equipamentos estão entre as principais preocupações dos gestores e pescadores. A experiência com os BRDs revela que mesmo sendo difícil é possível conciliar a gestão, a pesquisa e a participação em uma unidade de conservação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | BRDs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão pesqueira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Título: dc.title | Implementação de dispositivos de redução da fauna acompanhante na pesca de arrasto em uma área marinha protegida : perspectivas a partir da ótica dos atores envolvidos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: