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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Sech, Rogerio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61947 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luz | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 95-99 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação trata da análise de como os Sete Saberes para a educação do futuro, propostos por Edgar Morin, manifestam-se nos projetos de prevenção ao uso de drogas resultantes do Curso de Formação de Professores da Escola Pública, na Prevenção ao Uso de Drogas, ofertado pelo Governo Brasileiro, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Entende-se o tema uso de drogas como um fenômeno complexo, dada a sua abordagem multidimensional. Este estudo tem por objetivo analisar a quinta edição (2012-2013) do referido curso, na expressão dos projetos de prevenção ao uso de drogas, elaborado e implementado pelos professores nas escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. Para a coleta de dados, utilizaramse dois procedimentos: Acesso aos dados do Curso de Formação de Professores da Escola Pública na Prevenção ao Uso de Drogas na sua 5ª edição. Acesso aos projetos elaborados pelos professores de Curitiba e região metropolitana, que concluíram o curso e seleção dos que foram implementados no ano de 2013 e que tiveram continuidade em 2014. Para a análise dos dados relativos ao curso e aos projetos, foi utilizado o software IRAMUTEQ e a proposta de análise textual descritiva. A discussão dos dados foi fundamentada no pensamento complexo de Edgard Morin, tendo como norteador os Sete Saberes necessários para a Educação do Futuro (2000). Os resultados indicam que o curso enfatiza as informações necessárias à formação continuada de professor no campo conceitual sobre drogas, seus efeitos e suas consequências na saúde e no social, em detrimento das dimensões educacionais, sobre a complexidade e os sete saberes para a educação do futuro. Palavras-chave: Educação. Formação continuada de professores. Políticas sobre drogas. Complexidade. Projetos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation concerns the analysis of how the seven knowledges for the education of the future, proposed by Edgar Morin, are manifested in the projects of drug use prevention, resulting from the Training Course of Teachers of the Public School in the Drug Use Prevention, offered by the Brazilian Government, under the coordination of the National Secretariat for Policy on Drugs SENAD. It is understood the theme of drug use as a complex phenomenon, given its multidimensional approach. The purpose of this study is to analyze the fifth edition (2012-2013) of this course in the expression of drug prevention projects developed and implemented by teachers in the public schools of Curitiba and Metropolitan Region. Two procedures were used to collect data: 1 Access to the course data Teacher Training Course of the Public School in the Drug Use Prevention in its 5th edition. 2. Access to projects developed by teachers from Curitiba and metropolitan region, who completed the course in their fifth edition and selected those that were implemented in 2013 and which were continued in 2014. For the analysis of the course and the project data, were used the IRAMUTEQ software and the Phenomenological Descriptive proposal. The discussion of the data was based on the complex thinking of Edgard Morin, having as guide the Seven Knowledge necessary for the Education of the Future (2000). The results indicate that the course emphasizes the necessary information for the teacher's continuing education in the conceptual field on drugs, its effects and its consequences on health and social, to the detriment of the educational dimensions, the complexity and the seven knowledge for the education of the future. Keywords: Education. Continuing teacher education. Drug policy. Complexity. Projects. | - |
Formato: dc.format | 113 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas - Prevenção e controle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas - Politica governamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A formação dos saberes na prevenção ao uso de drogas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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