Proposta de um modelo de orçamento como controle de gestão em shopping center : um estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorPacheco, Vicente, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria-
Autor(es): dc.creatorRamos, Janaina Porcides-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61931-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Vicente Pacheco-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho analisa a elaboração do orçamento operacional do empreendedor em quatro empresas de Shopping Centers na região de Curitiba, associadas a Associação Brasileira de Shopping Centers - ABRASCE. O objetivo desta pesquisa e avaliar a efetividade do orçamento operacional como ferramenta de controle de gestão propondo um modelo de orçamento anual para as empresas do ramo de shopping centers, considerando as estratégias destas organizações e as variáveis envolvidas no processo orçamentário. O estudo apresenta a revisão de literatura dos principais itens que compõem a gestão orçamentaria, utilizando os conceitos e características de shopping centers, do planejamento, do orçamento operacional, do controle e acompanhamento orçamentário. Ressaltam-se os componentes da metodologia de pesquisa utilizada para obtenção dos dados através da aplicação de um questionário a seis empresas de shopping centers e um estudo de caso na empresa Village Shopping Center, todas situadas na região de Curitiba. O estudo conclui através da analise dos dados coletados que todas as empresas pesquisadas utilizam esta ferramenta nas suas atividades operacionais e quando utilizado isoladamente não contribui nem atende aos requisites de um instrumento de controle de gestão sendo necessária a utilização de outras ferramentas como o planejamento, acompanhamento e controle orçamentário. O orçamento operacional, deveria ser adotado por todas as empresas de shopping centers, auxiliando as mesmas na tomada de decisões e no controle de gestão das suas atividades operacionais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrçamento-
Palavras-chave: dc.subjectControle financeiro-
Palavras-chave: dc.subjectCentros comerciais - Administração financeira-
Título: dc.titleProposta de um modelo de orçamento como controle de gestão em shopping center : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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