Proposta de elaboração de um protocolo para estudo de metazoários marinhos em praias arenosas aplicado ao Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDi Domenico, Maykon-
Autor(es): dc.contributorMello, Lilian Medeiros de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Alexandre José dos Santos, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:31:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:31:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61930-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lilian Medeiros de Mello-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maikon Di Domenico-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Curso de Graduação em Oceanografia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho propõe o desenvolvimento de um protocolo de coleta, processamento e visualização da comunidade bêntica por alunos do ensino fundamental. Vinculado ao projeto de extensão Aprender a Ver, o presente trabalho teve como público alvo alunos da Rede Estadual do Paraná. O projeto foi feito em parceria com a Escola Estadual Prof. Sully da Rosa Vilarinho localizada no balneário de Pontal do Sul no município de Pontal do Paraná. A metodologia foi aplicada à grade curricular da disciplina de Ciências da Natureza da turma do 7º ano utilizando uma abordagem pedagógica que mostre a enorme diversidade de animais microscópicos. Nesta proposta, usamos a experiência com animais bênticos, conteúdos de oceanografia, ecologia de praias e análise de dados para criarmos uma atividade, a qual os alunos foram estimulados a planejar coletas, coletar, processar e observar metazoários marinhos em diferentes regiões de uma praia arenosa. Essa atividade foi feita com três turmas e serviu como base para elaboração de um protocolo que facilite o estudo de metazoários marinhos no ensino fundamental. O trabalho foi uma experiência de aproximação da universidade com a sociedade em seu entorno, com a oportunidade de interação de problemas do dia-a-dia de uma escola como falta de saídas de campo que facilitem o estudo de determinados conteúdos e problemas da universidade como falta de divulgação científica eficaz e repasse de conhecimento para a sociedade. Neste estudo, propostas para esses problemas puderam ser aplicadas de maneira que os diferentes atores (escola-universidade) trabalhassem em prol um do outro para alcançar seus objetivos.-
Formato: dc.format50f. : il., fot.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCiencia - Ensino-
Título: dc.titleProposta de elaboração de um protocolo para estudo de metazoários marinhos em praias arenosas aplicado ao Ensino Fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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