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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Di Domenico, Maykon | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Lilian Medeiros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Alexandre José dos Santos, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:31:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:31:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61930 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Lilian Medeiros de Mello | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Maikon Di Domenico | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho propõe o desenvolvimento de um protocolo de coleta, processamento e visualização da comunidade bêntica por alunos do ensino fundamental. Vinculado ao projeto de extensão Aprender a Ver, o presente trabalho teve como público alvo alunos da Rede Estadual do Paraná. O projeto foi feito em parceria com a Escola Estadual Prof. Sully da Rosa Vilarinho localizada no balneário de Pontal do Sul no município de Pontal do Paraná. A metodologia foi aplicada à grade curricular da disciplina de Ciências da Natureza da turma do 7º ano utilizando uma abordagem pedagógica que mostre a enorme diversidade de animais microscópicos. Nesta proposta, usamos a experiência com animais bênticos, conteúdos de oceanografia, ecologia de praias e análise de dados para criarmos uma atividade, a qual os alunos foram estimulados a planejar coletas, coletar, processar e observar metazoários marinhos em diferentes regiões de uma praia arenosa. Essa atividade foi feita com três turmas e serviu como base para elaboração de um protocolo que facilite o estudo de metazoários marinhos no ensino fundamental. O trabalho foi uma experiência de aproximação da universidade com a sociedade em seu entorno, com a oportunidade de interação de problemas do dia-a-dia de uma escola como falta de saídas de campo que facilitem o estudo de determinados conteúdos e problemas da universidade como falta de divulgação científica eficaz e repasse de conhecimento para a sociedade. Neste estudo, propostas para esses problemas puderam ser aplicadas de maneira que os diferentes atores (escola-universidade) trabalhassem em prol um do outro para alcançar seus objetivos. | - |
Formato: dc.format | 50f. : il., fot. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencia - Ensino | - |
Título: dc.title | Proposta de elaboração de um protocolo para estudo de metazoários marinhos em praias arenosas aplicado ao Ensino Fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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