JEIS - Framework conceitual e ferramenta de autoria para a construção de jogos digitais para educação infantil de surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSánchez García, Laura, 1957--
Autor(es): dc.contributorSouza, Tanya Amara Felipe de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorCanteri, Rafael dos Passos, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61905-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61905-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Laura Sánchez García-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Tanya Amara Felipe de Souza-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 18/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 124-136-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computação-
Descrição: dc.descriptionResumo: As comunidades Surdas formam minorias linguísticas que, por muitos anos, sofrem com a falta de ferramentas e materiais de ensino e aprendizagem em suas línguas naturais - as línguas de sinais. Tal ausência também se dá nas chamadas Tecnologias Assistivas, ferramentas computacionais ou eletrônicas com potencial para melhorar a vida de pessoas com necessidades diversas. A Informática na Educação possui grande potencial no apoio ao ensino das mais variadas disciplinas, porém não tem sido suficientemente aproveitada na Educação de Surdos. Na subárea de Jogos Educativos existem inúmeras experiências de aplicações de sucesso em diferentes áreas do conhecimento, para as mais diversas idades. Os resultados positivos tendem a ser ainda mais relevantes quando tais jogos são utilizados por crianças e jovens. Este trabalho tem o objetivo de propor um framework conceitual para o design de jogos educativos para crianças Surdas, construído a partir de três pilares: Metodologia de Ensino para Educação Infantil, Jogos Eletrônicos Educativos e Interação Humano-Computador. Com base no modelo conceitual, apresenta também uma ferramenta de autoria que possibilita a construção de jogos educativos para auxiliar na educação de crianças Surdas no início da infância, fase crucial no desenvolvimento linguístico do ser humano. O público-alvo da ferramenta de autoria são professores de alfabetização para crianças. Os jogos gerados, por sua vez, têm como público as crianças Surdas em início da infância. O trabalho apresenta os componentes principais que formam o framework conceitual, que serve de guia para o design de jogos educativos para crianças Surdas. A ferramenta desenvolvida para ambiente web é apresentada, juntamente com os protótipos dos jogos desenvolvidos. Os artefatos tecnológicos desenvolvidos foram avaliados em experimentos específicos. Os resultados dos experimentos da ferramenta de autoria e do jogo gerado a partir dela foram positivos e demonstram a validade do framework que os embasa. Palavras-chave: Informática na Educação. Jogos Educativos. Jogos Eletrônicos. Educação de Surdos. Ferramenta de Autoria-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The Deaf communities are linguistic minorities that for many years suffer from the lack of teaching and learning tools and materials in their natural languages - sign languages. Such absence also occurs in Assistive Technologies, computational or electronic tools with the potential to improve the lives of people with special needs. Informatics in Education has great potential in supporting the teaching of the most diverse disciplines, but it has not been sufficiently utilized in the Education of the Deaf. In the sub-area of Educational Games there are numerous experiences of successful applications in different areas of knowledge, for the most diverse ages. Positive results tend to be even more relevant when such games are used by children and young people. The aim of this work is to propose a conceptual framework for the design of educational games for Deaf children, built on three pillars: Teaching Methodology for Early Childhood Education, Educational Video Games and Human Computer Interaction. Based on this conceptual model, this work also presents an authoring tool that allows the construction of educational games to assist in the education of children in early childhood, a crucial phase in the linguistic development of the human being. The target audience of the authoring tool are literacy teachers for children. The games generated, in turn, have as public the Deaf children in early childhood. The work presents the main components that form the conceptual framework, which serves as a guide to the design of educational games for Deaf children. The tool developed for web environment is presented along with the prototype of the developed games. The technological artifacts developed were evaluated in specific experiments. The results of the authoring tool experiments and the game generated from it were positive and demonstrate the validity of the framework that supports them. Keywords: Education Informatics. Educational Games. Video Games. Deaf Education. Authoring Tool-
Formato: dc.format158 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos-
Título: dc.titleJEIS - Framework conceitual e ferramenta de autoria para a construção de jogos digitais para educação infantil de surdos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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