Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Autor(es): dc.creator | Abdalla, Sharon Jeanine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:45:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:45:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61821 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61821 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Mário Messagi Júnior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O texto jornalístico representa muito mais do que a transmissão de um acontecimento para aqueles que, de outra forma, não teriam acesso à determinada informação. As características próprias que envolvem seu processo de produção definem o que vem a ser o jornalismo, diferenciando-o de outras práticas discursivas, além de identificar, naqueles que dominam sua linguagem, os profissionais da imprensa. Entretanto, o texto noticioso, como o conhecemos hoje, não é intrínseco à produção jornalística, mas sim resultado de um processo evolutivo que se iniciou nos Estados Unidos e atingiu a produção jornalística brasileira através da assimilação de sua influência pelos jornais cariocas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é acompanhar, através da análise das edições dos jornais O Estado do Paraná e Diário do Paraná, baseada nos elementos que caracterizam o modelo de produção jornalística difundido por aquele país – como a utilização do lead na construção do texto noticioso – como se deu a introdução desse modelo na imprensa paranaense. A partir disso, constatou-se que a imprensa do estado não demorou a assimilar esse novo modelo de produção jornalística, que ainda caracteriza o jornalismo contemporâneo | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diário do Paraná (jornal) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado do Paraná, O (jornal) | - |
Título: dc.title | Lead e pirâmide invertida : a influência do modelo americano sobre o jornalismo paranaense | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: