Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Denise de, 1951- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Rosemyriam | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61750 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61750 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Denise de Camargo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 117-122 | - |
Descrição: dc.description | Área de Concentração: Infância e Adolescência | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é o de entender o que os jovens expressam por meio da linguagem musical, ao participarem da ação interativa em um ambiente musicoterapêutico. Dessa forma, propusemos, a um grupo de dezoito rapazes - participantes de um programa de orientação e recuperação social - um processo científico de Musicoterapia no qual vivenciaram experiências musicais que permitiram a expressão de seus pensamentos, sentimentos, interesses, crenças, valores e anseios. No decorrer dos encontros, os jovens improvisaram ritmos, percutiram instrumentos; cantaram e escutaram canções por eles solicitadas; criaram frases e versos, verbalizaram opiniões e comunicaram posturas corporais. A esse conjunto de dados, que denominamos repertório de significados e sentidos afetivo-culturais, resultante de uma prática viva e real, articulamos as ideias de teóricos da Psicologia e da Musicoterapia, na tentativa de aprofundarmos os conhecimentos da realidade estudada. Como resultado dessa investigação percebemos que por meio da linguagem musical os jovens objetivaram territórios sonoros que se caracterizaram por agregar canções de rap, do rock e do samba. Transitando por entre essas demarcações sonoras, esses rapazes demonstram o tempo histórico em que vivem, os assuntos pelos quais se interessam, os valores com os quais estão se constituindo como sujeitos morais, colocando em suas ações matizes de imaginação e emoção que os revelou como as pessoas que são. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This is a study which aims to understand what youngsters express through musical language in Music Therapy sessions. To accomplish that, we proposed a Music Therapy process to a group of eighteen young boys, who were taking part in a social program. In this process, they would be able to express their thoughts, feelings, interests, beliefs, values and desires. During the sessions, the young boys improvised rhythms, played percussion instruments, sang and listened to songs which they had required, and also created sentences and verses. They talked about their opinions and communicated through body language. We have approximated Music Therapy's and Psychology's theorical ideas to this data, named group of afective-cultural meanings and significances, which derived from a live interaction. This investigation has showed that by musical language the young boys expressed sound territories characterized by rap, rock and roll and samba songs. Wandering through these territories the youngsters revealed the time they live in, the themes of their interest and the values that they are using to build their morality, acting according to their imagination and emotion, which has brought up the people they really are. | - |
Formato: dc.format | 123 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musicoterapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | Jovens no espaço interativo da musicoterapia : o que objetivam por meio da linguagem musical | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: