
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alcorta, Louis Bruno | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Consuelo de Menezes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Procotte, Arlete | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1981 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61745 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61745 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadores: Dra. Zélia Milléo Pavão, Dra. Consuelo de Menezes Garcia, Dr. Louis Bruno Alcorta | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 81-88 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A finalidade desta pesquisa foi elaborar proposta curricular, de disciplina específica sobre o excepcional, visando sensibilizar o aluno de curso de magistério, a nível de 2º grau, para a pronta identificação de alunos portadores de excepcionalidade, em sua classe, quando no exercício do magistério. Para o embasamento à proposta, levantaram-se dados que envolvem: análise de currículos de cursos de magistério, a nível de 2º grau, de escolas-da Capital e interior, análise da legislação educacional vigente e da literatura atual sobre o excepcional e a educação especial. A proposta fundamenta-se, ainda, nas concepções de Currículo como Desenvolvimento de Processos Cognitivos e como Auto-Atualização, segundo EISNER, e VALLANCE, e na teoria da aprendizagem de GAGNÉ. A proposta está constituída por: 1 - Grade curricular, com a disciplina a ser proposta - Psicopedagogia do Excepcional - e a respectiva carga horária. 2 - Matriz de mapeamento da matéria prima para construção de instrução. 3 - Objetivos da disciplina. As conclusões a que se chegou foram: - há necessidade de uma sistematização das abordagens referentes ao excepcional, nos cursos de magistério a nível de 2º grau; - a sistematização é possível sob a forma de disciplina específica; - a disciplina não pretende especializar professores, mas sim, sensibilizá-los para a pronta identificação do excepcional; São recomendações: - adoção dessa proposta, para testagem de sua efetividade, nos cursos de magistério a nível de 2º grau; - desenvolvimento integrado da disciplina proposta, com as demais do currículo da Escola, para garantir aquela efetividade; - divulgação da ideia apresentada na proposta curricular, em revistas, periódicos e outros meios; - realização de encontros, palestras ou outra forma de trabalho para explicação e debates sobre a ideia proposta. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The goal of this research was to prepare a curriculum proposal with a specific discipline on exceptional children, to make the Education student aware, at the High School level, to identify easily the exceptional students in their class, while teaching. As basis for the proposal, the following data were collected: curriculum analysis for Education Courses at the High School level, of schools from the capital city and the interior, analysis of the present educational legislation, and of the current literature about the exceptional children and Special Education. In addition, the proposal is based in the curriculum conception as the Development of Cognitive Processes and as Self-modernization, according to Eisner and Vallance, and to the learning theory of Gagné. The proposal is composed of: 1 - Curriculum scheme, with the discipline to be proposed Psychopedagogy of the Exceptional Children - and the respective schedule. 2 - Map matrix of raw materials for the teaching construction. 3 - Discipline purposes. The conclusions are: - Systematical approaches are needed concerning exceptional children, at Education Courses at High School level; - The systematization is possible in order of specific discipline; - The discipline does not intend to specialize teachers but to make them aware of the ready identification of exceptional children. Recommendations: - Adoption of this proposal, testing its effectiveness, in Education courses at the High School level; - Complete development of the proposed discipline, in addition to school curriculum, to ensure this effectiveness; - The idea introduced in the curriculum proposal must be published in magazines, newspapers and other media; - Meetings, talks, and other forms of work, to explain and discuss the introduced idea. | - |
| Formato: dc.format | 88 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Excepcionais | - |
| Título: dc.title | Proposta curricular para sensibilização de alunos de curso de Magistério, a nível de 2º grau, em relação a crianças excepcionais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: