Estudo de negocios para a implantação de usina eólica no interior do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRuediger, Andre-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorGussella, Rafael Marchesini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:57:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:57:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61606-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Andre Ruediger-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Descrição: dc.descriptionResumo:Este trabalho propõe o estudo e viabilização de um projeto de construção de uma usina de geração de energia a partir de um parque eólico. Para tal, foi feito um estudo sobre o cenário energético atual do Brasil, bem como a tecnologia de geração e sua aplicação para um território de grande incidência de ventos no interior do Paraná. O objetivo principal e angariar investidores para esse empreendimento. Para tal, desenvolveu-se um plano de negócios com ênfase na área de marketing da empresa (chamada de Windpar), a fim de explorar conceitos do mercado business to business. Nesse negócio, quando se cria uma usina, toda a energia gerada a longo prazo já esta vendida. Muitas vezes e consumida pelo próprio investidor. Por isso, todo o esforço de marketing e planejamento estratégico ficam concentrados no período previa a sua fundação. Todos os cenários e fatores são estudados de antemão, como concorrência, mercado potencial consumidor, valor de compra, subsídios do governo federal, localização e tecnologia. Ou seja, a partir do plano de negócios e que a empresa e analisada, viabilizada e todo o seu produto comprado. Ainda nesse contexto foi realizado um estudo de viabilização financeira do empreendimento, levando-se em conta fator de capacidade, custo por megawatt da tecnologia, custo de instalação dos aerogeradores e valores de venda no mercado.-
Formato: dc.format66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectForça eolica - Usinas-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Fontes alternativas-
Título: dc.titleEstudo de negocios para a implantação de usina eólica no interior do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.