A experimentação no ensino de Química utilizando a acidificação dos oceanos com foco nos impactos da vida marinha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Guilherme Sippel, 1985--
Autor(es): dc.contributorToledo Netto, Pedro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química-
Autor(es): dc.creatorNeiverth, Alessandro Vieira, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:31:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:31:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61599-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Guilherme Sippel Machado-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Pedro Toledo Netto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com habilitação em Química.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por finalidade apresentar a utilização da experimentação no ensino de química como um meio auxiliar no desenvolvimento de consciência ambiental sobre a temática de acidificação dos oceanos e seus impactos para a vida marinha. Para tal, procedimentos experimentais foram desenvolvidos e aplicados em turmas do Ensino Médio, utilizando materiais do dia-a-dia e voltando o foco para a compreensão dos conteúdos e da realidade ambiental atual. Para a primeira prática utilizou-se um indicador ácido-base natural de feijão preto, de forma a introduzir o conteúdo. Ao fim, um questionário foi aplicado inserindo os alunos na questão ambiental. A segunda prática abordava os impactos da acidificação das águas oceânicas para os organismos que utilizam estruturas formadas por carbonato de cálcio (tais como corais, mariscos e ostras). E por meio desta prática, o conteúdo pôde ser trabalhado. Ao fim, houve a aplicação de um questionário, para averiguação da aceitação das práticas pelos estudantes. O resultado foi positivo, indicando que a experimentação pode ser um bom método auxiliar para o aprendizado e o desenvolvimento da consciência ambiental estudantil. Palavras-Chave: Experimentação, Química, Consciência Ambiental, Acidificação dos Oceanos.-
Formato: dc.format28f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA experimentação no ensino de Química utilizando a acidificação dos oceanos com foco nos impactos da vida marinha-
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