
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Guilherme Sippel, 1985- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Toledo Netto, Pedro, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química | - |
| Autor(es): dc.creator | Neiverth, Alessandro Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61599 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61599 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Guilherme Sippel Machado | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Pedro Toledo Netto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Reitoria, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com habilitação em Química. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar a utilização da experimentação no ensino de química como um meio auxiliar no desenvolvimento de consciência ambiental sobre a temática de acidificação dos oceanos e seus impactos para a vida marinha. Para tal, procedimentos experimentais foram desenvolvidos e aplicados em turmas do Ensino Médio, utilizando materiais do dia-a-dia e voltando o foco para a compreensão dos conteúdos e da realidade ambiental atual. Para a primeira prática utilizou-se um indicador ácido-base natural de feijão preto, de forma a introduzir o conteúdo. Ao fim, um questionário foi aplicado inserindo os alunos na questão ambiental. A segunda prática abordava os impactos da acidificação das águas oceânicas para os organismos que utilizam estruturas formadas por carbonato de cálcio (tais como corais, mariscos e ostras). E por meio desta prática, o conteúdo pôde ser trabalhado. Ao fim, houve a aplicação de um questionário, para averiguação da aceitação das práticas pelos estudantes. O resultado foi positivo, indicando que a experimentação pode ser um bom método auxiliar para o aprendizado e o desenvolvimento da consciência ambiental estudantil. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | A experimentação no ensino de Química utilizando a acidificação dos oceanos com foco nos impactos da vida marinha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: