
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bordignon, Giselly Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Reinhardt, Alceia Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61538 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61538 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integral | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Uma Instituição de Ensino Superior e composta por diversas áreas que contribuem para o produto final que é o profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho. Até 2003, o Ministério da Educação desenvolvia um trabalho de acompanhamento do desempenho acadêmico para atestar a qualidade do ensino das instituições das condições infra-estruturais. Em abril de 2004 foi criado o SINAES que visa analisar, subsidiar, recomendar, propor critérios e estratégias para a reformulação dos processos e políticas de avaliação do ensino superior. Segundo censo de julho de 2005, as organizações educacionais totalizavam 2.074 instituições particulares, o que torna o mercado bastante competitivo, obrigando os gestores realizarem revisões constantes em seus métodos políticos e diretrizes, que atendam as exigências da sociedade. Diante deste contexto, o desafio e verificar se a Divisão de Registros Acadêmicos contribui com informações precisas, em tempo real, para a tomada de decisão. A proposta e identificar, através da auditoria de processos, quais são as falhas e as ações corretivas, a fim de aferir a continuidade das melhorias, de tal forma que se possa assegurar a qualidade da informação em conformidade com as orientações do MEC e o regimento da IES. Adaptando a metodologia DEQ/AUDEQ de Antonio de Loureiro Gil, propõe-se uma auditoria para os procedimentos acadêmicos, identificando ações de não-conformidade, fornecendo subsídios para correção e melhorias contínuas dos processos. O estudo de caso viabilizou a identificação dos processes executados pela Divisão de Registros Acadêmicos, considerados relevantes para a gestão da organização. A análise documental, observação in loco e a colaboração dos funcionários envolvidos nos processos, propiciou os registros das rotinas e o entendimento dos processos. As informações coletadas foram transformadas em tabelas e mensuradas, resultando desta análise a identificação dos pontos de falhas, as recomendações para atingir as metas definidas e as sugestões para ações de melhoria contínua dos processos. Somente uma ação conjunta entre o gestor e o auditor garantira resultados satisfatórios, visando maximizar o desempenho e minimizar as falhas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Auditoria - Estudo e ensino (Superior) | - |
| Título: dc.title | Uma proposta de auditoria das rotinas da divisão de registros acadêmicos da instituição de ensino superior particular, como parte integrante da auto-avaliação proposta pelo SINAES | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: