Uma proposta de auditoria das rotinas da divisão de registros acadêmicos da instituição de ensino superior particular, como parte integrante da auto-avaliação proposta pelo SINAES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.contributorBordignon, Giselly Aparecida-
Autor(es): dc.creatorReinhardt, Alceia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:37:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:37:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61538-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixe-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Uma Instituição de Ensino Superior e composta por diversas áreas que contribuem para o produto final que é o profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho. Até 2003, o Ministério da Educação desenvolvia um trabalho de acompanhamento do desempenho acadêmico para atestar a qualidade do ensino das instituições das condições infra-estruturais. Em abril de 2004 foi criado o SINAES que visa analisar, subsidiar, recomendar, propor critérios e estratégias para a reformulação dos processos e políticas de avaliação do ensino superior. Segundo censo de julho de 2005, as organizações educacionais totalizavam 2.074 instituições particulares, o que torna o mercado bastante competitivo, obrigando os gestores realizarem revisões constantes em seus métodos políticos e diretrizes, que atendam as exigências da sociedade. Diante deste contexto, o desafio e verificar se a Divisão de Registros Acadêmicos contribui com informações precisas, em tempo real, para a tomada de decisão. A proposta e identificar, através da auditoria de processos, quais são as falhas e as ações corretivas, a fim de aferir a continuidade das melhorias, de tal forma que se possa assegurar a qualidade da informação em conformidade com as orientações do MEC e o regimento da IES. Adaptando a metodologia DEQ/AUDEQ de Antonio de Loureiro Gil, propõe-se uma auditoria para os procedimentos acadêmicos, identificando ações de não-conformidade, fornecendo subsídios para correção e melhorias contínuas dos processos. O estudo de caso viabilizou a identificação dos processes executados pela Divisão de Registros Acadêmicos, considerados relevantes para a gestão da organização. A análise documental, observação in loco e a colaboração dos funcionários envolvidos nos processos, propiciou os registros das rotinas e o entendimento dos processos. As informações coletadas foram transformadas em tabelas e mensuradas, resultando desta análise a identificação dos pontos de falhas, as recomendações para atingir as metas definidas e as sugestões para ações de melhoria contínua dos processos. Somente uma ação conjunta entre o gestor e o auditor garantira resultados satisfatórios, visando maximizar o desempenho e minimizar as falhas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAuditoria - Estudo e ensino (Superior)-
Título: dc.titleUma proposta de auditoria das rotinas da divisão de registros acadêmicos da instituição de ensino superior particular, como parte integrante da auto-avaliação proposta pelo SINAES-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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