Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Teilor, Bruno Augusto, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61480 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61480 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof(a). Dr(a). Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 25/02/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.166-169 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral construir um perfil conceitual do conceito de Formação Continuada de professores que ensinam Matemática. De modo a atingir este objetivo, considerou-se como problema de pesquisa a busca por um modo de construção de um perfil conceitual deste conceito, de modo a acessar seus domínios genéticos, sendo estes o domínio da gênese sociocultural, o domínio ontogenético e o domínio microgenético. O cerne do trabalho, portanto, foi a constituição de um caminho de acesso a estes domínios. Como modo de acessar o domínio da gênese sociocultural, foi realizada uma revisão de literatura tendo como base de dados a Scielo, cujo intuito foi levantar produções acadêmicas que versam sobre este conceito. Estas produções foram separadas por períodos estipulados em função do surgimento de textos oficiais e decreto de leis que incidem diretamente sobre o conceito, tendo como foco, portanto, não o conteúdo das leis, mas sim a forma como seus decretos influenciaram as produções acadêmicas, o que figura por sua vez o domínio ontogenético. Estas produções foram analisadas utilizando mineração de texto. Como forma de acessar o domínio microgenético e, como consequência, novamente o ontogenético, considerou-se a aplicação de um questionário a 143 professores de todo o Brasil, nos quais 30 destes professores eram professores que ensinam Matemática. A análise dos questionários foi feita mediante a criação de categorias de análise e agrupamentos de professores com categorias em comum. A análise para delimitação das zonas foi feita cruzando os dados de cada um dos domínios descritos, tendo como resultado principal o delineamento de duas zonas: uma zona referente ao período prévio às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica, na qual os dados apontam como característica principal a presença de utilitarismo; e outra zona referente ao período após estas diretrizes, tendo como características principais uma racionalização da prática não-reflexiva, mas autônoma, cuja aprendizagem é orientada por problemas. Palavras-chave: Perfil conceitual. Formação continuada. Professor que ensina Matemática. Mineração de Texto. Domínios Genéticos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This essay has the main objective of framing a conceptual profile about the concept of Continuing Mathematics teachers Formation. In order to achieve this goal, it has been considered the research problem of setting up a way to frame the conceptual profile of this concept, in the direction of accessing the genetic domains, being these, the domain of the sociocultural genesis, the ontogenetic domain and the micro genetic domain. Therefore, it was the focal point of this work the constitution of a way to access these domains. As a way to access the domain of the sociocultural genesis, it was conducted a literature review, having as a database Scielo, whose intention was to collect academic articles about this concept. These articles were separated considering periods of time, these being stipulated in function of the emergence of official texts and laws decrees that directly affects the concept; therefore, the focus was not the content of the laws, but their influences in the academic articles, which, in its turn, is part of the ontogenetic domain. These productions were analyzed using text mining. As a way to access the micro genetic domain, and, therefore, the ontogenetic domain again, it was conducted a questionnaire to 143 teachers from all over the Brazilian country, which 30 of these teachers were math teachers. The questionnaires were analyzed through the creation of analysis categories and the teachers that had similar characteristics were grouped up. The analysis for the delimitation of the zones was conducted crossing the data of each one of the described domains, which lead to the main result of two zones: one referring to the period of time prior to the publication of the Brazilian official text "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica", which data points towards the presence of utilitarianism as its main characteristic. And the other zone referring to the period of time after the publication date of this official text, having as the main characteristics a non-reflexive pedagogical practice, yet autonomous, in which learning is oriented by problems. Keywords: Conceptual Profile. Continuing Formation. Mathematics Teacher. Text Mining. Genetic Domains. | - |
Formato: dc.format | 187 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Construção de um perfil conceitual de formação continuada de professores : constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: