Efeitos de um programa de inclusão digital nas funções cognitivas e qualidade de vida de idosos

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Autor(es): dc.contributorVagetti, Gislaine Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGomes, Gerson Flores, 1968--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:30:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:30:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61422-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61422-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Gislaine Cristina Vagetti-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.145-152-
Descrição: dc.descriptionResumo: Contexto: O declínio da capacidade cognitiva na vida idosa possui várias causas e acarreta fatores socioeconômicos e epidemiológicos, comprometendo a memória dos indivíduos, além da associação com a incapacidade de executar atividades cotidianas e a consequente perda da independência e autonomia. Objetivo: Este estudo visa verificar os efeitos de um programa de inclusão digital nas funções cognitivas e qualidade de vida de pessoas idosas. Metodologia: Para atingir o objetivo desta pesquisa, foram feitas duas revisões sistemáticas sobre o tema, bem como foi elaborado e implementado um protocolo de intervenção com 44 participantes idosos, onde 21 participantes foram treinados para inclusão digital, por meio de 10 encontros de 2 horas e os demais fizeram parte de 2 grupos controles, um com atividades não relacionadas à informática e outro sem atividades. Para avaliar os efeitos desta inclusão digital, foram aplicados instrumentos antes e depois da intervenção, além de um questionário semiestruturado sobre autopercepção após a intervenção. Os instrumentos são: questionário sóciodemográfico, Questionário econômico da ABEP, o MMSE - Mini-Mental State Examination e MoCA - Montreal Cognitive Assessment e, para avaliar a qualidade de vida, foram utilizados o WHOQOL-OLD e o WHOQOLBREF. Foram feitas análises estatísticas quantitativas, com a utilização de médias, desvio padrão, erro padrão, Teste de Shapiro-wilk para avaliar a normalidade dos dados, Teste de Levene para a homogeneidade, Anova de duas vias com medidas dependentes para testar as diferenças entre as médias, Teste de Wilcoxon e dos sinais para os dados não paramétricos, todos analisados com o uso do software SPSS® e análises qualitativas, baseadas na técnica de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin e na Análise de Similitude e WordCloud, para tratar e interpretar os dados do questionário, com o uso do software Iramuteq®. Resultados: as informações dos testes quantitativos sobre a cognição e a qualidade de vida não apontaram diferenças significativas nas médias no grupo experimento e entre os grupos controle e o experimento. A análise do questionário revelou uma percepção importante sobre os efeitos percebidos pelos idosos na cognição e na qualidade de vida. Conclusão: não foram encontradas diferenças estatíticamente comprovadas para identificar efeitos da inclusão digital na cognição e na qualidade de vida de idosos. Apesar disto, o questionário mostrou que existe uma percepção subjetiva de ganhos cognitivos e na qualidade de vida com a inclusão digital. Palavras-chave: IDOSOS. EDUCAÇÃO. COGNIÇÃO. REDES SOCIAIS. INCLUSÃO DIGITAL.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Context: The decline of cognitive ability in elderly life has several causes and causes socioeconomic and epidemiological factors, compromising the memory of individuals, as well as the association with the inability to perform daily activities and the consequent loss of independence and autonomy. Objective: This study aims to verify the effects of a digital inclusion program on the cognitive functions and quality of life of elderly people. Methodology: To achieve the objective of this research, two systematic reviews were made on the subject, and an intervention protocol was elaborated and implemented with 44 elderly participants, where 21 participants were trained for digital inclusion, through 10 2-hour meetings and the others were part of two control groups, one with non-computer related activities and the other without activities. To evaluate the effects of this digital inclusion, instruments were applied before and after the intervention, as well as a semi-structured questionnaire about self-perception after the intervention. The instruments are: socio-demographic questionnaire, ABEP Economic Questionnaire, MMSE - Mini-Mental State Examination and MoCA - Montreal Cognitive Assessment, and WHOQOL-OLD and WHOQOL-BREF were used to assess quality of life. Quantitative statistical analyzes were performed using means, standard deviation, standard error, Shapiro-wilk test to evaluate the normality of the data, Levene test for homogeneity, Anova two-way with dependent measures to test the differences between Wilcoxon test and non-parametric data signals, all analyzed using SPSS® software and qualitative analyzes, based on Lawrence Bardin's Content Analysis technique and Similitude Analysis and WordCloud, to treat and interpret with the use of Iramuteq® software. Results: information from the quantitative tests on cognition and quality of life did not indicate significant differences in the means in the experiment group and between the control groups and the experiment. The analysis of the questionnaire revealed an important perception about the effects perceived by the elderly in cognition and quality of life. Conclusion: no statistically proven differences were found to identify effects of digital inclusion on cognition and quality of life of the elderly. Despite this, the questionnaire showed that there is a subjective perception of cognitive gains and quality of life with digital inclusion. Keywords: ELDERLY. EDUCATION. COGNITION. SOCIAL NETWORKS. DIGITAL INCLUSION.-
Formato: dc.format181 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Idosos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital - Idosos-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos - Qualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEfeitos de um programa de inclusão digital nas funções cognitivas e qualidade de vida de idosos-
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