Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Ana Elisa de Castro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes-
Autor(es): dc.creatorRamos, Tatiana, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:41:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:41:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61296-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ana Elisa de Castro Freitas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia apresenta inquietações frente às práticas educativas voltadas ao ensino-aprendizagem de culturas indígenas nas escolas brasileiras na contemporaneidade, focalizando práticas em arte-educação desenvolvidas no espaço das aulas de artes no Colégio Estadual Gabriel de Lara, situado na cidade de Matinhos - PR. Tendo em vista os 10 anos da Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas das redes pública e privada do Brasil, foram selecionadas as escolas Colégio Estadual Gabriel de Lara e Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos, integrantes da rede de ensino público no Estado do Paraná, nas quais foram realizadas 80 horas de observação e práticas educativas em arte-educação, no espaço formal das aulas de artes dirigidas a crianças do 1º, 2º e 6º ano do ensino fundamental. As observações estiveram voltadas as práticas educativas a partir de como, e de que forma, os arte-educadores abordavam as culturas indígenas e sua diversidade no processo de ensino aprendizagem? A partir dos resultados foram desenvolvidos e aplicados planos de aulas elaborados colaborativamente com intelectuais indígenas que frequentam o ensino superior na Universidade Federal do Paraná, e que participaram na produção de conteúdo e procedimentos pedagógicos para o ensino de suas próprias culturas originárias. Decorrente desse processo foi organizada uma palestra no Colégio Estadual Gabriel de Lara, que sediou o projeto educativo, tendo como mediador e colaborador um estudante universitário indígena, sendo ele o protagonista do processo de ensino aprendizagem sobre a diversidade cultural e social dos povos indígenas. Analisa-se a prática educativa decorrente dessa experiência intercultural, e identifica-se o vínculo do afeto como meio escolhido pelos indígenas para estabelecer a aproximação e comunicação com os alunos. Por meio da comunicação afetiva a prática educativa desenvolvida pelo colaborador indígena investe na empatia e na compreensão, promovendo valores como o respeito ao coletivo e à pessoa indígena, suas formas de viver coletivamente e a diversidade sociocultural dos povos indígenas brasileiros.-
Formato: dc.format31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArtes - Litoral do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Curso de Licenciatura em Artes-
Palavras-chave: dc.subjectArte indigena-
Título: dc.titleArte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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