Gestão por indicadores de desempenho

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Autor(es): dc.contributorPacheco, Vicente, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorSilva, Christian Luciano da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:39:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:39:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61212-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Vicente Pacheco-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negocios-
Descrição: dc.descriptionResumo: O conceito do Balanced Scorecard (BSC) ajuda-o a traduzir a estratégia em ação. A criação do BSC tem início na visão e estratégias da organização, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso. Os indicadores de desempenho permitem a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard e um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio. Ao relacionar os objetivos, as iniciativas e os indicadores com a estratégia da empresa, o BSC garante o alinhamento das ações das diferentes áreas organizacionais em torno do entendimento comum dos objetivos estratégicos e das metas a atingir, permitindo desta forma avaliar e atualizar a própria estratégia. Os sistemas tradicionais de gestão e controle, ao focar exclusivamente em dados financeiros e contábeis, tornaram-se rapidamente obsoletos, não respondendo as novas necessidades de monitoração do negócio. O BSC, integrando indicadores financeiros e não financeiros, garante também uma perspectiva abrangente do desempenho das áreas críticas do negócio. Neste contexto, os criadores do BSC, Kaplan & Norton, definiram quatro dimensões através das quais a atividade de uma organização deve ser analisada: Dimensão Financeira (Como estamos perante os nossos acionistas?); Dimensão Cliente (Como estamos perante os clientes/mercado?); Dimensão Processos (Como está o nosso desempenho nos processos e recursos críticos?); Dimensão Aprendizagem e inovação (Como deveremos sustentar a nossa capacidade de mudança e melhoria?)-
Formato: dc.format86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal - Avaliação - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPadrões de desempenho-
Título: dc.titleGestão por indicadores de desempenho-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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