O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos

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Autor(es): dc.contributorHiga, Ivanilda, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLuz, Wagner Manço da, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:43:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:43:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61164-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.120-127-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo apresentado possui características etnográficas, desenvolvido com base na observação de aulas em turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Nosso objetivo consiste em compreender quais são as contribuições das práticas docentes de um professor desta escola para a construção do conhecimento sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio. Presenciamos o desenvolvimento de sequências didáticas com características inovadoras em relação ao ensino tradicional de Física, que demonstraram preocupação com a articulação entre os saberes da pesquisa, as orientações curriculares e as diversas instâncias que compõe a escola. Como referencial teórico para nossas análises, utilizamos os conceitos de cultura, cultura escolar e cultura da escola de Forquin (1993), as ideias de professor como intelectual transformador de Giroux (1997) e a Transposição Didática de Chevallard (1991). Realizamos uma revisão de literatura para evidenciar os papéis atribuídos aos professores de Física do Ensino Médio nas pesquisas em Educação, tendo como foco aquelas que apresentam a elaboração de propostas ou sequências didáticas que visem a abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea e que passaram pelo crivo da sala de aula. Entretanto, nessas pesquisas, o papel do professor vem sendo pouco evidenciado. Vale ressaltar que o intuito desta dissertação não é trazer um modelo a ser seguido, mas sim discutir sobre as condições estabelecidas na escola, pelo professor em questão, que permitiram o desenvolvimento do seu projeto diferenciado. Dessa forma, interpretamos que foi possível a construção de conhecimentos escolares com características originais, que não se restringem à relação entre professor e aluno, e incluem o conhecimento científico de origem da disciplina escolar e a articulação com a ciência presente nas pesquisas da área da Educação. Palavras-chave: Construção de conhecimentos, Ensino de Física Moderna e Contemporânea, Professor como intelectual transformador, Cultura Escolar, Transposição Didática.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study has ethnographic characteristics, developed from the observation of lessons in classes of second and third years of High School in a public School. Our objective is to understand which the contributions of the teaching practices of a teacher of this school for the construction of knowledge about the teaching of Modern and Contemporary Physics in High School. We witness the development of didactic sequences with innovative features compared to the traditional physics teaching, which showed a concern with the relationship between knowledge of research, curriculum guidelines and the several instances that make school. As the theoretical framework for our analysis, we use the concepts of culture, school culture, and culture of the school of Forquin (1993), the teacher ideas as an intellectual transformer of Giroux (1997) and the Didactic Transposition of Chevallard (1991). We carried out a literature review to highlight the roles assigned to High School physics teachers in research in Education, focusing on those that present the elaboration of proposals or didactic sequences that aim to approach topics of Modern and Contemporary Physics and which passed through the screen of the classroom. However, in these researches, the role of the teacher has been little evidenced. It's noteworthy that the aim of this dissertation is not to bring a model to be followed, but to discuss the conditions established by the teacher in question that would allow the development of its project. This way, we understand that it was possible the construction of school knowledge with original features, which are not restricted to the relationships among teacher and student and includes the scientific knowledge of the origin of school discipline and interaction with this science presents in researches of education area. Keywords: Construction of knowledge, Modern and Contemporary Physics Teaching, Teacher as intellectual transformer, Didactic Transposition, School Culture.-
Formato: dc.format129 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de fisica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos-
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