Terceirização : vantagens e desvantagens na subcontratação de serviços

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPacheco, Vicente, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorSantos, Paulo Machado dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61154-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Vicente Pacheco-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negocios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A utilização cada vez mais intensiva da terceirização no ambiente empresarial por si só comprova as imensas vantagens dessa prática, que varia constantemente a medida que o processo vem evoluindo. Os ganhos oscilam de acordo com a realidade interna ou mercadológica do segmento empresarial. Fatores como posição da empresa no mercado, setores e intensidade com que a terceirização é praticada, elementos externos, saúde financeira e economia de mercado fazem com que o processo de terceirização tenha de ser reavaliado de modo permanente. O ritmo acelerado de transformação exigido pela tecnologia, globalização, competitividade, exigências do consumidor colocam em pauta a competência, forma de trabalho e as capacidades organizacionais. Nos últimos anos, diversas iniciativas se tomaram cruciais ao sucesso das organizações, como programas de terceirização, reengenharia, melhoria de processo, foco no cliente, liderança e melhoria da qualidade. Subjacentes a essas iniciativas estão as maneiras pelas quais as organizações consegue, desenvolver suas capacidades, competências, influência e criatividade. Depois de entendidas e encaminhadas, essas questões resultarão em organizações eficazes. Dessa forma, o objetivo desta monografia e apresentar o resultado de estudos sobre terceirização, conduzido nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste durante o segundo semestre de 2005, através de uma pesquisa exploratória. O objetivo do trabalho foi identificar a tendência de mercado na prestação de serviços, analisar as ações organizacionais empreendidas para reduzir os custos da manufatura, ampliar a sua flexibilidade, cumprir os prazos definidos pelos clientes, manter elevada a qualidade dos produtos manufaturados, etc, concentrando suas energias na atividade principal da empresa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectPrestação de serviços-
Título: dc.titleTerceirização : vantagens e desvantagens na subcontratação de serviços-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.