Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lisbôa, Eliana Santana, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Medicina Veterinária | - |
Autor(es): dc.creator | X | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:57:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:57:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61128 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61128 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Marcos Antonio Schreiner | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em medicina Veterinária | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a avalia¸c˜ao de um Sistema Tutor Inteligente (STI) a ser utilizado no ensino de Equivalˆencia Lo'gica Proposicional, usufruindo de tecnologias na 'area da Inteligˆencia Arti?cial (IA), aplicadas 'a Educa¸c˜ao. A usabilidade do STI desenvolvido 'e baseada na solu¸c˜ao de desa?os, provendo feedbacks personalizados, paralelos ao progresso do aluno. Por'em, a principal caracter'istica do sistema 'e levar em conta a individualidade do aluno no que se refere ao ritmo e a forma com que ele aprende, de modo que o software poder'a trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) do aprendiz, por meio de um grafo de conteu'dos. A metodologia utilizada no trabalho 'e denominada Development Research, na qual buscamos a solu¸c˜ao de um problema vivenciado em cursos de Computa¸c˜ao. O STI - L'ogica Livre foi submetido a uma s'erie de testes e avalia¸c˜oes, com o intuito de valid'a-lo enquanto ferramenta educacional, tais avalia¸co˜es consistem em (i) avalia¸c˜ao por especialistas nas 'areas de Computa¸c˜ao, Educa¸c˜ao e Matem'atica; (ii) utiliza¸c˜ao do STI por um grupo de alunos de gradua¸c˜ao, com pr'e e po's teste (sendo pr'e teste antes da utiliza¸c˜ao e p'os teste depois dela) para avaliar o desenvolvimento dos alunos; (iii) e uma avalia¸c˜ao do sistema pelos alunos utilizadores. Como resultado obtivemos uma melhora consider'avel no desempenho dos alunos que ?zeram uso do software, al'em de considerac¸o˜es pertinentes nos question'arios de avalia¸c˜ao. Ao ?m da pesquisa, 'e poss'ivel a?rmar que o STI - Lo'gica Livre contribuiu na aprendizagem dos alunos que o utilizaram. | - |
Formato: dc.format | 82 p. : Digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina Veterinária | - |
Título: dc.title | Sti - logica livre: um contributo 'a aprendizagem de equivalência lógica proposicional no âmbito do ensino superior | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: