Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ruschmann, Carla Beatriz Franco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, Heidi Cristina, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:51:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:51:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61105 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alaor de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho refere-se ao estudo de caso envolvendo o tema malabares e educação. O objetivo geral é compartilhar as experiências vividas pela pesquisadora com o malabares e todos os seus benefícios ao desenvolvimento humano em perspectiva dialógica com a Arte e a Educação. A pesquisa foi desenvolvida metodologicamente em três etapas distintas, mas totalmente interligadas com o processo de aprendizado educacional. A primeira etapa aconteceu nas ocupações das escolas estaduais contra a reforma do ensino médio, no ano de 2016, na cidade de Matinhos/Paraná, com a proposta de minicurso de confecção e prática de malabares com bolinhas. A segunda etapa aconteceu no Colégio Estadual Gabriel de Lara, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral(UFPR), no qual foram ministradas oficinas de teatro com malabares. E a última etapa está ainda em andamento na Associação de Moradores da Vila Nova, no município de Matinhos-PR. Essas vivências aconteceram entre 2015 e 2018. O tema Malabar permeia toda a trajetória acadêmica dessa artista/pesquisadora. Toda essa trajetória artística pedagógica resultou e ainda está resultando nas seguintes conclusões inconclusivas: a necessidade das crianças de interagir além das atuais tecnologias (celular, computador, videogame, etc..) ; a opção de sair da sala de aula fechada, ou seja o ensino tradicional. | - |
Formato: dc.format | 31 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes - Litoral do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Curso de Licenciatura em Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circo | - |
Título: dc.title | Malabar : processos de aprendizado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: