Malabar : processos de aprendizado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRuschmann, Carla Beatriz Franco-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes-
Autor(es): dc.creatorMatias, Heidi Cristina, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:51:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:51:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/61105-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61105-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Alaor de Carvalho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho refere-se ao estudo de caso envolvendo o tema malabares e educação. O objetivo geral é compartilhar as experiências vividas pela pesquisadora com o malabares e todos os seus benefícios ao desenvolvimento humano em perspectiva dialógica com a Arte e a Educação. A pesquisa foi desenvolvida metodologicamente em três etapas distintas, mas totalmente interligadas com o processo de aprendizado educacional. A primeira etapa aconteceu nas ocupações das escolas estaduais contra a reforma do ensino médio, no ano de 2016, na cidade de Matinhos/Paraná, com a proposta de minicurso de confecção e prática de malabares com bolinhas. A segunda etapa aconteceu no Colégio Estadual Gabriel de Lara, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral(UFPR), no qual foram ministradas oficinas de teatro com malabares. E a última etapa está ainda em andamento na Associação de Moradores da Vila Nova, no município de Matinhos-PR. Essas vivências aconteceram entre 2015 e 2018. O tema Malabar permeia toda a trajetória acadêmica dessa artista/pesquisadora. Toda essa trajetória artística pedagógica resultou e ainda está resultando nas seguintes conclusões inconclusivas: a necessidade das crianças de interagir além das atuais tecnologias (celular, computador, videogame, etc..) ; a opção de sair da sala de aula fechada, ou seja o ensino tradicional.-
Formato: dc.format31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArtes - Litoral do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Curso de Licenciatura em Artes-
Palavras-chave: dc.subjectCirco-
Título: dc.titleMalabar : processos de aprendizado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.