Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Márcio de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Mariot, Altair | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Jose Agemiro Fagundes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61086 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61086 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: Marcio Sergio S.B. de Oliveira; Altair Mariot | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Publica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Polícia Militar do Paraná, como instituição responsável pela segurança e ordem pública, e convocada rotineiramente para atuar em situações conflitantes na zona rural em apoio aos oficiais de justiça durante os cumprimentos das ordens judiciais de reintegração de posse dos imóveis em disputa para reforma agrária, apresentando-se dentro dos critérios modernos de uma polícia que respeita as garantias individuais previstas na Constituição Federal. Ela busca a cada ação, resgatar a consciência da importância do seu papel social. Pesquisou-se neste trabalho a forma inovadora que a Polícia Militar do Paraná encontrará para atuar nas ocorrências dos conflitos ligados as disputas de terra envolvendo integrantes dos movimentos sociais que lutam pel a terra, "os sem terra", baseando suas ações nos princípios da negociação pela palavra e o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas envolvidas na questão, garantindo o cumprimento das ordens judiciais sem qualquer prejuízo de vidas. Limitando-se os estudos e pesquisas as atuações policiais militares no Paraná nos (últimos quatro anos (2003-2006). As instituições policiais devem acompanhar a modernização democrática vivida no país, principalmente em atenção as cobranças realizadas pela sociedade organizada, que exige uma polícia mais qualificada durante a prestação dos serviços. Polícia moderna e aquela que entende seu real papel de protagonista e defensora dos direitos humanos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná. Polícia Militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma agraria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflitos de terra | - |
Título: dc.title | Conflitos agrários na área do 16. BPM : mediação e negociação como solução aceitável | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: