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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Márcio de, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Foltran, Gilberto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Durval Japiassu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61023 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61023 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadores: Marcio Sergio B.S. de Oliveira; Gilberto Foltran | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Estratégia em Segurança Publica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho buscou respostas na atuação do Pelotão de Polícia de Trânsito, em virtude da municipalização, com a promulgação da Lei Federal no 9.503, de 23 de setembro de 1.997, que institui o Código Nacional de Trânsito do país. Vigorando a partir de 22 de janeiro de 1.998 com inovações tais como a criação de órgãos executivos municipais de trânsito, os quais passaram a integrar o Sistema Nacional de Trânsito. Deste modo, levantou-se a situação do trânsito urbano na cidade de Ponta Grossa, PR, demonstrando como o policiamento e a fiscalização de trânsito vem sendo executada pelo Pelotão de Polícia de Trânsito e pela Autarquia Municipal desde antes da municipalização até os dias atuais. Fizeram-se comparações comportamentais e de atuações funcionais de ambas as instituições com o intuito de obter resultados satisfatórios como indicadores no aumento da Segurança do Trânsito. Verificou-se a importância da fiscalização da frota de veículos, através da abordagem direta aos condutores infratores. Constatou-se que a atuação dos órgãos fiscalizadores de trânsito está sendo ineficiente para a diminuição da violência de trânsito e na quantidade de acidentes. Observando que a razão de se propor hoje, a concessão do Poder de Polícia para as Guardas e Autarquias de trânsito Municipais estar evidentemente elencadas na desatenção do Governo em permanecer com o efetivo da Polícia Militar reduzido e de convivermos com violência generalizada assolando toda a sociedade, talvez a melhor proposta fosse investir nesta força Policial que já existe e deixar as Guardas Municipais e as Autarquias de Trânsito com o papel delas já definidas em Lei, porém sem o Poder de Polícia e mais, desguarnecidas . Porém, com a introdução das Autarquias de Trânsito no Código de Trânsito Brasileiro, já se atribui o Poder de Polícia ao agente municipal de trânsito em algumas modalidades de infrações. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poder de policia - Municípios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transito urbano - Ponta Grossa (PR) | - |
| Título: dc.title | O poder de polícia da autoridade municipal de trânsito na cidade de Ponta Grossa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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