Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Denise de, 1951- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Isabela Augusta Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61012 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Denise de Camargo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 196-202 | - |
Descrição: dc.description | Área de Concentração: Psicologia da Infância e da Adolescência | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo busca compreender como é o (con)viver com o vírus HIV para adolescentes portadores do vírus da Imunodeficiência Humana/Aids. Trata-se de um estudo situado na perspectiva histórico-cultural, descritivo, em abordagem metodológica qualitativa, realizada através de entrevistas individuais semi-estruturadas, com três adolescentes soropositivos e um membro pertencente à respectiva família, residentes em Curitiba-PR. Utilizou-se como instrumento um roteiro no qual constava: história de vida espontânea; dados sócioeconômicos; relações pessoais e sociais (família, amigos, escola, etc.); a adolescência (namoro, sexualidade, educação e informação); o diagnóstico e reações diante da soropositividade (medo da morte, preconceito e estigma), planos para o futuro; e o sentido/significado de (con)viver enquanto portador do vírus HIV. Os resultados indicam que, apesar de serem portadores do vírus HIV, os adolescentes não relacionam isso, no seu cotidiano, à morte, ou a impossibilidades físicas, psíquicas ou sociais. Após saberem do diagnóstico, não houve mudanças drásticas, com comportamentos conflitivos. Suas relações familiares intensificaram-se, provavelmente por questões de identificação com os pais, também portadores do vírus HIV. O medo do preconceito e do estigma, presente nos relatos, demonstra a necessidade de manter um segredo, não tornando público a condição sorológica, como evitamento da discriminação social. Há também a necessidade de se viver uma normalidade cotidiana, reforçada pela família, que resiste aos diferentes medos. Alertar para a ausência de atendimento na saúde para esta população específica, repensar as formas de atuação, intervenção e prevenção imediata para que a vulnerabilidade destes jovens não tomem proporções sociais drásticas, preparar a sociedade para receber estes jovens como pessoas normais, com deveres e especialmente direitos subjetivos, sociais e humanos, são parte da contribuição deste estudo, fornecendo subsídios para aqueles que acreditam na luta e a consideram importante contra a disseminação do vírus HIV. Palavras-chave: Soropositividade; HIV; Sentido/Significado. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This essay seeks to understand what it means to adolescents to live with HIV. It takes a historical cultural point of view, is descriptive, with a qualitative methodological approach based on semi-structured interviews with three HIV positive adolescents and one member of their respective families who live in Curitiba, Paraná State, Brazil. On script were items such as spontaneous history of life, social-economical data, personal and social relationships (family, friends, school etc.), the moment of diagnosis and afterwards reactions (fear of death, prejudice and stigma), future plans, and the meaning of life as a HIV positive. The results show that despite HIV positiveness the adolescents do not relate the fact to death nor to physical, psychic or social handicaps. After receiving the diagnosis, no significant change in behavior or conflictive attitudes have been felt or observed. Their family relationship became more intense, probably due to identification with the parents, HIV positives too. As reported, fear of prejudice and stigma show the need for keeping the diagnosis in secrecy as a way to avoid social discrimination, reinforced by the family in order to resist to the various kinds of fear. To call attention to the lack of health assistance for this specific population, reconsider immediate action, intervention and prevention in order to avoid an increase of vulnerability with socially highly negative consequences, prepare society to receive these youngsters as normal people, with duties and, especially, subjective, social and human rights are part of the contribution of this study, providing information to those who consider important and believe in the struggle against HIV dissimination. Key-Words: Adolescence; HIV positiveness; Meaning/Significance. | - |
Formato: dc.format | 208 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças doentes - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aids (Doença) na adolescencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | Adolescência e soropositividade : sentidos/significados do (con)viver enquanto portador do vírus HIV | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: