
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1980-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/61001 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/61001 | - |
| Descrição: dc.description | Equipe responsável pelo Relatório: Prof. Dr. Silvio Coelho dos Santos, Profª Drª Alcida Rita Ramos, Profª Drª Cecília Maria Vieira Helm, Prof. Luiz Carlos Halfpap, Mestranda Aneliese Nacke. Na página 141, abaixo assinado dos Índios do Posto Indígena Ligeiro, RS em 19 de maio de 1980 referente à indenização por prejuízos a serem causados pelo alagamento de 188 ha de terras da reserva pela construção da barragem Machadinho, a ser encaminhado à Eletrosul (133 assinaturas). | - |
| Descrição: dc.description | O relatório focaliza as consequências da construção da barragem Machadinho, para os indígenas do Posto Indígena Ligeiro (RS). Esta barragem com a de Itá, incluem as duas primeiras opções de construção fixadas pelas Centrais Elétricas do Sul do Brasil S/S (Eletrosul), dentro do projeto de aproveitamento integral do potencial energético da bacia do Rio Uruguai, em seu trecho nacional. | - |
| Descrição: dc.description | CEV - Comissão Estadual da Verdade | - |
| Descrição: dc.description | Com boa leitura | - |
| Formato: dc.format | 155 páginas com ilustração | - |
| Formato: dc.format | monochrome | - |
| Formato: dc.format | original | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | DTI; | - |
| Direitos: dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BARRAGEM MACHADINHO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ANTROPOLOGIA APLICADA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ETNOLOGIA - BRASIL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ELETROSUL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | FUNAI | - |
| Palavras-chave: dc.subject | POSTO INDÍGENA LIGEIRO, RS | - |
| Título: dc.title | Projeto Uruguai: construção da barragem Machadinho e as consequências para os Índios do Posto Indígena Ligeiro (RS) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: