Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Vicente, 1952- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria | - |
Autor(es): dc.creator | Maurer, Guilherme Bruel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:19:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:19:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60995 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60995 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Vicente Pacheco | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em muitos momentos da vida do ser humano, desde gerir um lar a lançar um satélite, o ato administrativo está presente. Administrar e um ato relacionado a uma ação que uma pessoa pretenda realizar, qualquer objetivo que se queira atingir, por mais simples que seja, terá a necessidade de atos administrativos. Administrar e decidir, em tudo o que fazemos estamos decidindo algo. E como tomar a decisão correta? Precisamos de subsídios, instrumentos e de informações. Ao falarmos de informação, lembramos de livros, revistas, jornais, televisão, internet, etc. Mas se estas informações forem mal interpretadas podem ser prejudiciais para as pessoas ou empresas que as adquiriu. As empresas hoje, atropeladas pelo ritmo acelerado das mudanças, precisam de insumos que proporcionam informações rápidas, precisas, concisas, e que se interagem para alcançar seus objetivos, que é o de dar subsídios eficientes e eficazes para a tornada de decisões, ajudando na continuidade da empresa, pois do contrário seu resultado pode ser comprometedor. Os sistemas de informações, os avanços tecnológicos podem ajudar e ampliar o resultado das empresas, desde que sejam adequados e eficientes. Verificaremos quais os instrumentos disponíveis para auxiliar o trabalhador e as empresas a atingirem seus objetivos e identificaremos as dificuldades encontradas na sua implementação. Tanto a tecnologia da informação que agilizou processos de produção e ciclos operacionais, quanto a telecomunicação que reduziu distâncias e com isso custos, quanto, ainda, as mudanças e pressões externas de um mundo globalizado, afetaram o modo com que as empresas se organizam, operam e concorrem. Sugerimos então, repensar os modelos de gestões existentes, as estruturas organizacionais, os sistemas de informação, tudo isso, com o auxílio da informatização adequada para cada empresa. Deve ser levado em consideração na reformulação a ser feita, todas as mudanças advindas da globalização que invadiu espaço e aumentou os desafios e a concorrência. Além disso, temos também as mudanças constantes na tecnologia, no mercado de trabalho, nas telecomunicações sem fio, na troca eletrônica de dados e mercados virtuais. São evoluções que estão acontecendo de maneira acelerada nos bombardeando de novidades a todo instante. Difícil e prever qual o futuro das empresas que por qualquer motivo que seja, não consiga acompanhar as mudanças na mesma velocidade que vem vindo. O trabalho visa também, conscientizar e informar sobre a necessidade que temos de nos instruir, nos informatizar e com isso contribuir para a construção de um mundo melhor, por menor que seja essa parcela de contribuição. | - |
Formato: dc.format | 73 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação gerencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Título: dc.title | Sistemas de informação e uso da tecnologia na tomada de decisões | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: