Transporte terrestre de gráneis sólidos : evolução da movimentação e share entre modais terrestre aos portos de Santos e da Região Sul

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Autor(es): dc.contributorPécora Junior, José Eduardo, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorViana, Vinicius, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:48:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:48:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60936-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60936-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Eduardo Pécora Junior.-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de EspecializaçãoMBA em Inteligência de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Brasil é um dos principais exportadores de grãos do mundo, registra safras recordes todos os anos, porém sua estrutura logística impede que os resultados deste setor econômico sejam mais expressivos. A produção está concentrada no interior, principalmente na região centro-oeste, e percorre longas distâncias para acessar aos portos. Os modais mais recomendados para cargas homogêneas, de grandes volumes e que percorrem longos trechos são ferroviário e fluvial, contudo, o transporte de cargas no país é majoritariamente rodoviário. O governo brasileiro tem atribuído à iniciativa privada a oportunidade de gerar condições para que a estrutura logística nacional evolua, porém esbarra na necessidade de melhor controle e de um ajuste fino na legislação para que o processo de concessões seja tão benéfico para o Brasil quanto é para os controladores das ferrovias, arrendatários dos terminais portuários e administradores das praças de pedágio. Este trabalho busca analisar a evolução da produção e da exportação de Soja, Milho e Trigo e da movimentação destes produtos através dos portos de Santos e da Região Sul, passando pelo mapeamento da atual estrutura de transporte e dos sistemas portuário e de armazenamento. Chegando à conclusão de que a iniciativa privada, apesar de auxiliar na evolução da operação e manutenção da cadeia logística do grão, ainda carece de maior regulação dos órgãos responsáveis.-
Formato: dc.format26 p. : il. ; grafs. ; tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviario de carga-
Palavras-chave: dc.subjectPortos-
Palavras-chave: dc.subjectArmazenamento e transporte de cargas-
Título: dc.titleTransporte terrestre de gráneis sólidos : evolução da movimentação e share entre modais terrestre aos portos de Santos e da Região Sul-
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