
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pécora Junior, José Eduardo, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios | - |
| Autor(es): dc.creator | Herzog, Millena Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60935 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60935 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : José Eduardo Pécora Jr. | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Inteligência de Negócios | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : As constantes evoluções do comércio internacional de cargas demandam dos países adaptações e investimentos com infraestrutura para que a logística não seja um vilão no desenvolvimento deste setor. No Brasil, o histórico de dependência do modal rodoviário aliado aos baixos investimentos em infraestrutura portuário trouxe o atual cenário dos portos onde temos grande dependência de escoamento de volume em poucos portos que, por sua vez, ao decorrer do artigo são visto como menos eficientes que as demais opções disponíveis no país. Este trabalho apresenta e elenca os portos brasileiros partindo de sua eficiência logística, lê-se: tempo para operação. Apresenta também uma classificação dos portos e os principais desafios enfrentados pelo porto de Rio Grande que, através dos fatores considerados foi apresentado como o mais eficiente entre os portos públicos para operação de container no Brasil. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comércio internacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portos - Brasil | - |
| Título: dc.title | Principais portos brasileiros: análise, apresentação e estudo da infraestrutura dos portos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: