Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorValcanover, Camila Augusta, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:21:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:21:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60915-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60915-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Elisa Maria Dalla-Bona-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 03/09/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.151-159-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisaação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. A fundamentação teórica foi construída principalmente com base nas noções de letramento literário de Cosson (2014 a,b); na caracterização das estruturas narrativas de Reuter (2014); na concepção de aluno-autor de Tauveron 92014); na análise de textos de autores debutantes de Ferreiro e Siro (2010); na construção do ethos discursivo segundo a perspectiva de Calkins (1989). A metodologia empregada exigiu a inserção da pesquisadora na escola onde é professora de Língua Portuguesa das turmas envolvidas, o planejamento das atividades para realização da sequência didática expandida sugerida por Cosson (2014 a), a aplicação dessa sequência e a avaliação dos resultados. Foram analisados textos de natureza literária produzidos por alunos-autores, na perspectiva de Ferreiro e Siro, Calkins e Reuter. Para o estudo desses textos, escritos com intenção literária pelos alunos-autores, foram consideradas a escolha de fatores estruturantes: a verossimilhança, a mimese, a expressividade, a lógica e a progressão textual. Os resultados apontam para a eficácia da sequência didática expandida como metodologia para construção e consolidação do letramento literário na escola, para a importância da partilha de leituras entre estudantes como forma de incentivo à formação do leitor. Apontam também que, além do incentivo à criatividade, é necessário ensinar ao aluno-autor modos para explorar a construção do ethos discursivo. Palavras-chave: Letramento Literário. Ensino Fundamental. Sequência Didática Expandida. Aluno-Autor.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper brings by means of a qualitative research, based on the research- action method, the analysis of the literary literacy process in three sixth year's classes in a public school from Curitiba. The theoretical foundation was mainly built on Cosson's literary literacy concepts (2014 a,b); on Reuter's narrative structures characterization (2014); on Tauveron's student- author conception (2014); on Ferreira and Siro's beginner authors' text analysis (2010); on the discursive ethos construction, according to Calkin's prospect (1989). The methodology used has required the researcher's insertion in the school where she teaches the Portuguese Language to the involved classes, the activity planning for implementing the expanded pedagogic sequence suggested by Cosson (2014 a), the implementation of this sequence and the results evaluation. Texts of literary nature, produced by student-authors, were analyzed on Ferreiro and Siro's, Calkins' and Reuter's prospects. For the study of these texts, written with literary intent by the student-authors, there has been considered the choice of structuring factors: the verisimilitude, the mimesis, the expressiveness, the logic and the textual progression. The results aim at the effectiveness of the expanded pedagogic sequence as a methodology for school's literary literacy construction and consolidation, and at the importance of shared readings between students as an incentive for the formation of the reader. They also point out that, in addition to encouraging creativity, it is necessary to teach the student author strategies to explore the construction of the discursive ethos. Keywords: Literary Literacy. Elementary School. Expanded Pedagogic Sequence. Student-Author.-
Formato: dc.format165 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleTrabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.