
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Frigeri, Aglaê Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60911 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60911 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 18/04/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p.134-139 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O tema desta tese refere-se aos exercícios de Rítmica elaborados por José EduardoGramani e sua relação com a Aprendizagem Autorregulada. Gramani desenvolveu uma sériede exercícios que contemplam o aspecto musical do ritmo, visando estimular a sensibilidaderítmica dos estudantes de música. A Aprendizagem Autorregulada é um processo ativo, no qualestudantes estabelecem metas para seu aprendizado e procuram monitorar, regular e controlarsua cognição, motivação e comportamento, em um determinado contexto e ambiente. Oobjetivo desta pesquisa foi investigar as possibilidades de desenvolvimento autorregulatório apartir da prática dos exercícios rítmicos de Gramani, verificando a aprendizagem em diferentescursos de música com diferentes habilitações. Na presente pesquisa, as relações entre estes doiselementos foram investigadas a partir de uma metodologia de natureza qualitativa equantitativa. O delineamento metodológico incluiu o modelo de pesquisa quase-experimental,realizada no intervalo de 10 aulas ministradas em uma instituição de ensino superior da cidadede Curitiba, no ano de 2017, junto a 83 alunos de cinco cursos distintos. Os resultadosindicaram: (a) os métodos utilizados forneceram informações sobre o processo regulatório dosestudantes que possibilitam constatar a relação da aprendizagem autorregulada com o materialdesenvolvido por Gramani; (b) o direcionamento de meta (propósito) tem impacto direto namotivação e no comportamento apresentados pelos alunos; (c) os desafios presentes nosexercícios de Gramani representam um fator relevante na motivação dos alunos; (d) o contextotem papel fundamental na motivação dos alunos, revertendo-se na capacidade de escolher eadaptar caminhos para manter-se no processo de aprendizagem. Espera-se que esta pesquisapossa contribuir para uma melhor compreensão da qualidade, profundidade e alcance que omaterial desenvolvido por Gramani é capaz de promover. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The theme of this doctoral thesis refers to the Rhythmic exercises elaborated by JoseEduardo Gramani and its relation with Self-Regulated Learning. Gramani developed a series ofexercises that contemplate the musical aspect of the rhythm, in order to stimulate the rhythmicsensitivity of the music students. Self-Regulated Learning (SRL) is an active process in whichstudents set goals for their learning and seek to monitor, regulate, and control their cognition,motivation, and behavior in a given context and environment. The objective of this researchwas to investigate the possibilities of self-regulatory development from the practice ofGramani's rhythmic exercises, verifying the learning in different music courses with differentqualifications. In the present research, the relations between these two elements wereinvestigated from a qualitative and quantitative methodology. The methodological designincluded the quasi-experimental research model, carried out in the interval of 10 classes taughtat a higher education institution in the city of Curitiba, in the year 2017, to 83 students fromfive different courses. The results indicated: (a) the methods used provided information aboutthe students' regulatory process, which makes it possible to verify the relationship of selfregulated learning with the material developed by Gramani; (b) goal orientation has a directimpact on the motivation and behavior presented by the students; (c) the challenges present inthe Gramani exercises represent a relevant factor in students' motivation; (d) context plays afundamental role in student motivation, reverting into the ability to choose and adapt ways toremain in the learning process. It is expected that this research can contribute to a betterunderstanding of the quality, depth and reach that the material developed by Gramani is able topromote | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (150 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metrica e ritmo musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | A rítmica musical de José Eduardo Gramani e a aprendizagem autorregulada : movimento, atenção, flexibilidade e divertimento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: