A construção e busca de evidência de validade de um jogo digital para prevenção no trânsito

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Autor(es): dc.contributorBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Talissa Macedo, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:04:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:04:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60869-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Alessandra Sant’Anna Bianchi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 29/11/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.65-75-
Descrição: dc.descriptionResumo: No Brasil é crescente o número de mortos e feridos em eventos de trânsito, no caso dos pedestres isso é ainda mais alarmante, visto que eles são um dos grupos mais suscetíveis a lesões no trânsito. Dentre os pedestres, os mais vulneráveis são as crianças e os idosos. Assim, faz-se necessário a criação de programas educacionais e projetos específicos voltados para eles. Esse trabalho busca contribuir no sentido de construir e validar um software em formato de jogo educativo em trânsito que auxilie na aprendizagem de comportamentos seguros como pedestre no trânsito para crianças e adolescentes de 10 a 12 anos. Foram utilizados três instrumentos, um pré-questionário, o jogo e um pós-questionário. Participaram da pesquisa 249 estudantes do ensino fundamental (6° e 7° ano) de escolas públicas e privadas de Curitiba, de 10 a 12 anos (Média=10,98 anos, Desvio Padrão=0,681). Os dados indicam que houve um aprendizado em algumas categorias, em relação aos locais seguros para travessia, as categorias faixa de segurança elevada e passarela. No que se refere aos comportamentos ao atravessar a rua, não correr e prestar atenção durante a travessia também tiveram escores significativos, quanto à aceitação do jogo pelos participantes, 76,30% julgou que o jogo foi educativo. Nesse sentido, o jogo conseguiu promover conceitos básicos e contribuiu no ensinamento de alguns comportamentos seguros aos participantes. Palavras Chave: Trânsito; Jogo; Educação; Software Educativo; Prevenção.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In Brazil, the number of deaths and injuries in transit is crescent, in pedestrians this is more alarming because they are more susceptible to traffic injuries. Among the pedestrians, the most vulnerable are children and the elderly, it is necessary educational programs and specific projects destined at them. Thereby, this work try to contribute of building and validating an educational game in transit, that assists in learning behaviors safe as a pedestrian in transit for children and adolescents, from 10 to 12 years. Three instruments were used, pre-questionnaire, the game and post-questionnaire. A total of 249 primary and secondary school students from public and private schools in Curitiba, from 10 to 12 years of age (mean = 10.98 years, Standard Deviation = 0.681). The data indicate there was learning in some categories, as to safe places for crossing, the high safety range and catwalk. About the behaviors when crossing the street, like not running and paying attention during the crossing, also had significant scores, as to the acceptance of the game by the participants, 76.30% thought that the game was educational. In this sense, the game managed to promote basic concepts and contributed in the teaching of some safe behaviors to the participants. Key-words: Traffic. Game. Education. Educational Software. Prevention.-
Formato: dc.format99 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - Medidas de segurança-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Título: dc.titleA construção e busca de evidência de validade de um jogo digital para prevenção no trânsito-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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