Política linguística : a historiografia da oferta de línguas estrangeiras no Brasil e a intercompreensão como ferramenta de valorização do plurilinguismo

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Autor(es): dc.contributorOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Leandro Guimarães, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:44:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:44:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60839-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60839-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 08/06/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.78-85-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticos-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa, de cunho historiográfico, tem por escopo (1) a discussão da oferta de línguas estrangeiras no Brasil como Política Linguística e (2) a apresentação da Intercompreensão (IC) como ferramenta de valorização do plurilinguismo. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico para examinar os atos normativos brasileiros relacionados ao ensino de língua(s) estrangeira(s) (LE) - decretos, decretos-lei, leis, portarias - publicados entre 1822-2018, período que se estende da proclamação da Independência do Brasil até o momento da realização da pesquisa; e para analisar os documentos oficiais de referência para o ensino fundamental e médio - PCN (1997, 1998, 2000), OCEM (2006), BNCC (2016, 2017) - comparando, sobretudo, os efeitos daqueles atos na publicação/revogação destes documentos. Do mesmo modo, sondou-se a origem e a evolução da compreensão do termo "intercompreensão" como didática e como política linguística nas pesquisas epistemológicas e teóricas de autores pioneiros da IC e suas potencialidades através de narrativas de inserção curricular na Europa e no Brasil. Constatou-se a natureza político-ideológica na oferta da(s) LE e um flagrante declínio na sua carga horária, elementos que apontam para a necessidade de uma reflexão para a pluralidade cultural e linguística. Concluiu-se que a IC, como didática e política linguística, responde às necessidades do contexto brasileiro de ensino-aprendizagem de LE e se alinha em direção ao plurilinguismo. Palavras-chave: Política linguística. Intercompreensão. Plurilinguismo. Ensino de línguas. Línguas estrangeiras.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present historiographic research has in its scope (1) the discussion of offering foreign languages in Brazil as a Language Policy and (2) the presentation of Intercomprehension (IC) as a tool for plurilingualism valorization. Therefore, a bibliographical survey was carried out to examine Brazilian normative acts related to the teaching of foreign language (FL) - decrees, laws, ordinances - published between 1822-2018, period the extends from the proclamation of the Independence of Brazil until the moment of the realization of the research and to analyze the official reference documents for elementary and secondary education - PCN (1997, 1998, 2000), OCEM (2006), BNCC (2016, 2017) - comparing, in particular, the effects of those acts on the publication/revocation of these documents. In the same way, the origin and evolution of the understanding of the term "intercomprehension" as didactic and as language policy in the epistemological and theoretical researches of pioneer authors of the IC and its potentialities through narratives of curriculum insertion in Europe and in Brazil were investigated. The political-ideological nature of the FL offer and a flagrant decline in their workload were evident, pointing to the need for reflection on cultural and linguistic plurality. It was concluded that the IC, as a didactic and a language politics, answers the needs of the Brazilian teachinglearning context of FL and aligned itself towards plurilingualism. Keywords: language politics; intercomprehension; plurilingualism; language teaching; foreign languages.-
Formato: dc.format85 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas estrangeiras - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística - Historiografia-
Palavras-chave: dc.subjectMultilinguismo-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titlePolítica linguística : a historiografia da oferta de línguas estrangeiras no Brasil e a intercompreensão como ferramenta de valorização do plurilinguismo-
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