Aprendizagem musical no piano popular : a trajetória prosfissional de Fernando Montanari

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Autor(es): dc.contributorPeters, Ana Paula, 1993--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luiz Sergio Ribeiro da, 1959--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:54:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:54:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60836-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Ana Paula Peters-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.95-98-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Educação Musical-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem musical de um pianista curitibano, Fernando Montanari, que conta com mais de 60 anos de atividade, e é reconhecido por seu estilo interpretativo no jazz e na música popular brasileira. O processo de aprendizagem de um pianista profissional voltado à música popular engloba conhecimentos formais como teoria, harmonia e técnica, uma série de habilidades adquiridas informalmente, fora da escola ou universidade, durante a sua trajetória profissional, e abrange os diversos desafios de criatividade, flexibilidade e adaptabilidade em diferentes demandas na trajetória artística. Trata-se de uma aprendizagem desenvolvida nas inúmeras experiências profissionais em trabalhos realizados como solista, em grupo e na produção fonográfica, compreendendo a elaboração de arranjos e a improvisação. O procedimento adotado no presente estudo de caso foi o uso de entrevistas de caráter retrospectivo e fontes iconográficas e escritas a partir de jornais e periódicos. Os resultados indicam que ao longo da trajetória artística, o pianista construiu seu processo de aprendizagem musical para adquirir um amplo conhecimento de harmonia, progressões de acordes, e desenvolver padrões musicais específicos com recursos envolvendo ornamentos, arpejos, escalas e intervalos, cujas aplicações ocorrem dentro de uma expressão pessoal de criação musical para sua inserção na cena musical curitibana. Os dados foram discutidos com teorias da aprendizagem musical encontradas na literatura científica, a partir da perspectiva de enculturação e musicalidade de Lucy Green e David Elliott. Pretendese, com este trabalho, dar visibilidade aos conhecimentos desenvolvidos durante a experiência profissional de pianistas considerados como referência na música popular, contribuindo, assim, para a elaboração de estratégias de aprendizagem no piano brasileiro. Palavras-chave: Enculturação, Musicalidade, Prática profissional, Fernando Montanari.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research has the objective of analyzing the music learning process of a pianist from Curitiba, Fernando Montanari, with more than 60 years of activity, and recognized by his interpretative style in jazz and brazilian popular music. The learning process of a pianist of popular music covers formal knowledge such as theory, harmony and technique, and a serie of skills informally acquired, out of school or university, during his professional career. It includes several challenges of creativity, flexibility and adaptability in the different demands of artistical career. It is a learning process developed in several professional experiences in works as soloist, in group and in record production, along with arrangements and improvisation. The procedure used in this case study was the use of retrospective interviews and written and iconographic sources from newspapers and journals. The results indicate that throughout artistical career, the pianist built his musical learning process in order to acquire a wide harmony knowledge, chord progressions, and developing specific musical patterns among ornaments, arpeggios, scales and intervals, which applications occur in a personal expression of musical creation in order to be inserted in the musical scene of Curitiba. The data were discussed with learning musical theories found in scientific literature, from the perspective of enculturation and musicianship of Lucy Green and David Elliott. It is expected with this work, to bring to the spotlight the knowledge developed during professional experience from pianists considered as reference in popular music, thereby contributing to learning strategies related to the improvement of brazilian piano practice. Key words: Enculturation, Musicianship, Professional Practice, Fernando Montanari.-
Formato: dc.format141 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectPiano-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleAprendizagem musical no piano popular : a trajetória prosfissional de Fernando Montanari-
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