Proposta de um programa de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTetto, Alexandre França, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mauro Ruther Ventura dos, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:14:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:14:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60796-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre França Tetto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão Florestal-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O foco deste trabalho está voltado para a proposição de um projeto piloto de educação ambiental em três escolas municipais de Curitiba, por meio de uma metodologia voltada para estudantes do 7º ano do ensino fundamental. O local de trabalho selecionado para início deste projeto junto às escolas e instituições públicas foi o Jardim Botânico, por apresentar infraestrutura adequada e riqueza na biodiversidade de fauna e flora local. A metodologia do trabalho caracteriza-se como descritiva e foi realizada através de levantamento da literatura especializada, bem como experiências vivenciadas na área com trabalhos de educação ambiental a estudantes do ensino fundamental. O intuito foi apresentar a importância da educação ambiental através de uma comunicação direcionada ao público em questão, de forma a integrar com o ambiente, bem como constituir conhecimentos e orientações estimulando uma mudança de comportamentos e tomada de atitudes na busca de soluções para os problemas ambientais. Por mais das duas etapas de execução do programa alinhando a teoria com a prática e de um trabalho contínuo de interdisciplinalidade pelos professores nas escolas, é essencial essa interação entre os profissionais de ensino para manutenção do conhecimento dos estudantes com os assuntos ambientais. Pode-se concluir que as parcerias a serem firmadas são importantes para garantir um trabalho contínuo e, após esse projeto piloto com as três escolas selecionadas, verificar a possibilidade de realizar a expansão do trabalho para todas as escolas do município e visitas aos outros parques da região, de forma a valorizar as áreas verdes da capital paranaense.-
Formato: dc.format33 f. : il., color., mapas, tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectJardim Botânico (Curitiba, PR)-
Título: dc.titleProposta de um programa de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.