Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tetto, Alexandre França, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Mauro Ruther Ventura dos, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:14:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:14:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60796 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre França Tetto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão Florestal | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O foco deste trabalho está voltado para a proposição de um projeto piloto de educação ambiental em três escolas municipais de Curitiba, por meio de uma metodologia voltada para estudantes do 7º ano do ensino fundamental. O local de trabalho selecionado para início deste projeto junto às escolas e instituições públicas foi o Jardim Botânico, por apresentar infraestrutura adequada e riqueza na biodiversidade de fauna e flora local. A metodologia do trabalho caracteriza-se como descritiva e foi realizada através de levantamento da literatura especializada, bem como experiências vivenciadas na área com trabalhos de educação ambiental a estudantes do ensino fundamental. O intuito foi apresentar a importância da educação ambiental através de uma comunicação direcionada ao público em questão, de forma a integrar com o ambiente, bem como constituir conhecimentos e orientações estimulando uma mudança de comportamentos e tomada de atitudes na busca de soluções para os problemas ambientais. Por mais das duas etapas de execução do programa alinhando a teoria com a prática e de um trabalho contínuo de interdisciplinalidade pelos professores nas escolas, é essencial essa interação entre os profissionais de ensino para manutenção do conhecimento dos estudantes com os assuntos ambientais. Pode-se concluir que as parcerias a serem firmadas são importantes para garantir um trabalho contínuo e, após esse projeto piloto com as três escolas selecionadas, verificar a possibilidade de realizar a expansão do trabalho para todas as escolas do município e visitas aos outros parques da região, de forma a valorizar as áreas verdes da capital paranaense. | - |
Formato: dc.format | 33 f. : il., color., mapas, tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jardim Botânico (Curitiba, PR) | - |
Título: dc.title | Proposta de um programa de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: