Aquariologia como ferramenta de ensino em ciências em escolas dos municípios do oeste do Paraná

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Autor(es): dc.contributorPortz, Leandro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorX-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60708-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Leandro Portz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A aquariologia está relacionada ao estudo da biologia aquática dentro de um aquário, sendo definida como a interação entre os organismos (plantas e animais) com a água. Para muitos o aquário é somente um hobby, mas também pode ser usado como uma ferramenta didática em sala de aula, se tornando um bom auxilio para estudar a vida animal observando assim a adaptação dos seres vivos a água, o crescimento e as mudanças que ocorrem durante esses processos, sejam de plantas ou animais. Quando introduzidos em sala de aula o aquário proporciona maior interesse do aluno pelo conhecimento diferenciado acarretando na melhora do déficit de atenção, do silêncio, respeito, participação e formação do senso de opinião. Através disso o objetivo deste trabalho foi verificar se o aquário em sala de aula será uma ferramenta útil para melhorar o aprendizado escolar. foram trabalhadas sete escolas diferentes onde o aquário foi implantado em sala de aula juntamente com o auxílio das crianças, as mesmas eram responsáveis por alimentar os peixes, observar a temperatura e desligar e ligar a luz do aquário. Eram feitas palestras quinzenais abordando os seguintes conteúdos: ciclo da água, fotossíntese, poluição, anatomia dos peixes ósseos, cadeia alimentar, reprodução e extinção de espécies aquáticas, onde eram levados vídeos educativos, atividades lúdicas e teatro para melhor fixação do conteúdo. Através de um questionário qualitativo aplicado aos docentes de cada escola foi observado resultados positivos em respostas as questões que foram elaboradas para representar o avanço e resultado obtido pelo uso do aquário como ferramenta de ensino. Podendo ser notado o aperfeiçoamento e a melhora do projeto com as respostas obtidas ao longo das escolas trabalhadas. A partir da avaliação das professoras das escolas, concluímos que o aquário aumentou o comportamento, a responsabilidade com o ecossistema e a diminuição do déficit de atenção e da hiperatividade.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleAquariologia como ferramenta de ensino em ciências em escolas dos municípios do oeste do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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