Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Portz, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | X | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:57:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:57:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60708 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Leandro Portz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A aquariologia está relacionada ao estudo da biologia aquática dentro de um aquário, sendo definida como a interação entre os organismos (plantas e animais) com a água. Para muitos o aquário é somente um hobby, mas também pode ser usado como uma ferramenta didática em sala de aula, se tornando um bom auxilio para estudar a vida animal observando assim a adaptação dos seres vivos a água, o crescimento e as mudanças que ocorrem durante esses processos, sejam de plantas ou animais. Quando introduzidos em sala de aula o aquário proporciona maior interesse do aluno pelo conhecimento diferenciado acarretando na melhora do déficit de atenção, do silêncio, respeito, participação e formação do senso de opinião. Através disso o objetivo deste trabalho foi verificar se o aquário em sala de aula será uma ferramenta útil para melhorar o aprendizado escolar. foram trabalhadas sete escolas diferentes onde o aquário foi implantado em sala de aula juntamente com o auxílio das crianças, as mesmas eram responsáveis por alimentar os peixes, observar a temperatura e desligar e ligar a luz do aquário. Eram feitas palestras quinzenais abordando os seguintes conteúdos: ciclo da água, fotossíntese, poluição, anatomia dos peixes ósseos, cadeia alimentar, reprodução e extinção de espécies aquáticas, onde eram levados vídeos educativos, atividades lúdicas e teatro para melhor fixação do conteúdo. Através de um questionário qualitativo aplicado aos docentes de cada escola foi observado resultados positivos em respostas as questões que foram elaboradas para representar o avanço e resultado obtido pelo uso do aquário como ferramenta de ensino. Podendo ser notado o aperfeiçoamento e a melhora do projeto com as respostas obtidas ao longo das escolas trabalhadas. A partir da avaliação das professoras das escolas, concluímos que o aquário aumentou o comportamento, a responsabilidade com o ecossistema e a diminuição do déficit de atenção e da hiperatividade. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Título: dc.title | Aquariologia como ferramenta de ensino em ciências em escolas dos municípios do oeste do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: