
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vernalha, Milton Miro, 1926- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Monte, Joaquim Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Heide, Sonnhilde Else von der | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1983 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60691 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60691 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadores: Prof. Wilton Miró Vemalha e Prof. Joaquim J. Oliveira Monte | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 150-152 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma aprendizagem sem perturbações, faz se um estudo para verificar a relação existente entre a coordenação física medida através do Teste de Coordenação Física para Crianças (KTK) composto por quatro tarefas, e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação às Ciências (Matemática) com crianças de 1ª e 2ª séries do 1º Grau. Contando com 128 crianças, são formados grupos masculinos e femininos, por série e globais. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente pela análise de regressão múltipla, através do SPSS (Statistical Package for the Social Science), e aplicado o Teste "t" de Student. Verifica-se que existe uma correlação linear entre as três variáveis em alguns grupos; que, na confrontação das médias obtidas pelos grupos nas três variáveis, as meninas são melhores que os meninos e mais homogêneas; e ainda que, ao baixarem as nédias obtidas no Teste KTK, baixam também as médias nas duas disciplinas, o que demonstra havei uma relação implícita entre a coordenação física e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação as Ciências (Matemática), nos grupos estudados. | - |
| Formato: dc.format | 152 p. : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motricidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do movimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: