
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lemes Júnior, Antônio Barbosa, 1949- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Finanças Corporativas | - |
| Autor(es): dc.creator | Gano, Caba | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60679 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60679 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Antonio Barbosa Lemes Junior | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Finanças Corporativas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Entende-se que os bancos centrais se estabeleceram a partir do seu envolvimento nas atividades de bancos comerciais, como bancos competitivos e maximizadores de lucros entre muitos bancos, em direção a funções não competitivas e não maximizadoras de lucro, estabelecendo seus critérios de atuação no mercado. O motivo principal de sua criação não foram as necessidades do tesouro, mas a necessidade da unificação monetária e a presença constante de inúmeras das crises financeiras. As dimensões essenciais do ofício de banco central, que o transformaram em banco dos bancos, sendo pois suas principais tarefas ser emprestador de última instância e exercer ações para regulação da taxa de juros no mercado monetário. Estas duas ações primordiais acabaram por exercer influência na intervenção estatal, proporcionando um processo de centralização, impulsionado pelo sistema bancário privado e a necessidade da intervenção pública, resultantes do processo interativo entre a ação política e as tendências do mercado. Neste trabalho procura-se estudar as condicionantes da estrutura administrativas (sob a ótica da administração pública), do banco central, analisando alguns aspectos de suas ações internacionais, e em especial considerando suas estruturas como modelos de interrelacionamento e integração do sistema financeiro nacional. Para tanto, busca-se conhecer urn pouco da história destes organismos, e em especial do Banco Central do Brasil, seus fundamentos e ações, sob a ótica das finanças e administração pública. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bancos centrais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
| Título: dc.title | O papel dos bancos centrais no desenvolvimento econômico e social dos países | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: