Territorialidade, competição e papeis gerenciais : um estudo de agencias bancarias de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorBulgacov, Sérgio, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorStaub, Irineu Dario-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:44:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:44:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60658-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Mestrado em Administração-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 217-224-
Descrição: dc.descriptionÁrea de Concentração: Estratégia e Organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: A globalização esta provocando acirrada competição por espaços. As organizações são territórios de ocupação, onde os indivíduos lutam pela sobrevivência. A territorialidade pode explicar o comportamento da defesa do território organizacional, porque a invasão contem ameaças a sobrevivência e pode ser o referencial teórico para interpretar tensões organizacionais decorrentes das disputas por espaço. As ameaças contidas nas mudanças provocam a mente para a sobrevivência, e esta ativa o sentimento de territorialidade, que deflagra a competição pela defesa dos espaços privados defender o espaço de sobrevivência e mais importante do que perseguir objetivos organizacionais. A territorialidade compele a pratica dos jogos territoriais, que provocam desvios no fluxo das atividades O objetivo deste trabalho foi analisar a competição pela ocupação de espaços vitais e os efeitos sobre o papel dos gerentes das agencias do Banco do Brasil, de Curitiba, já que a instituição vem passando por profundas transformações. Tem as características de estudo simultaneamente descritivo e qualitativo. Os dados primários foram obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas com amostra da população constituída pelos gerentes das agencias da cidade de Curitiba. Dados secundários foram obtidos de documentos internos e externos. Os dados foram examinados por análise descritiva e de conteúdo, em que foi utilizada a técnica de triangulação de dados. Os resultados permitem concluir que as pressões competitivas produzidas pelas mudanças no ambiente técnico e institucional afetaram a organização de múltiplas formas e provocaram profunda redefinição do perfil gerencial, para adequá-lo as novas exigências do mercado. A competição provocou efeitos tanto positivos quanto negativos. Os últimos merecem atenção especial: os efeitos negativos revelaram algumas disfunções organizacionais nocivas. O estudo da territorialidade e complexo, útil a analise organizacional e pode ser objeto de aprofundamento de pesquisas futuras.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Globalization phenomenon have been producing a new competition for space. Mergered companies, corporations and organizations in general as well as individuals are more and more militating for survival space. Territoriality have being used to explain organizational defense behavior, just because all invasion is considered a survival threatening matter Territoriality may be considered a theorical reference in explaining organizational tensions produced by struggle por space. Environmental changes had been affecting survival mind and did stimulate the sense of territoriality which tends to deflagrate competitions for private spaces. Survival space defense is more important than a simple consideration of organizational goals. Territoriality induces people to play for spatial games and boundaries, and this preocupation or struggle is really affecting organizational activity flows The present inquiry aims to analyze competition for vital spaces, and how much it influences managerial professionals role at Banco do Brasil agencies in Curitiba, capital of Parana State. Banco do Brasil had undergone a deep transformation in the last few years. This inquiry retains the characteristics of a descriptive qualitative study. Data were collected in primary and secondary sources by means of semi-structured interviews with nine agency managers in Curitiba. Secondary sources consisted mainly of descriptions of managerial job according to authoritative opinions and in commercial advertising matters published in Brazilian papers or specialized magazines. Data analysis was carried out in a descriptive mode, and in a qualitative approach, including content analysis, triangulation techniques et similia. The results of this study revealed that the competitive pressure produced by environmental circumstances and changes had thoroughly affected organization in several ways, including important transformation in managerial profile, compelling managers a rigid adaptation to the new market demands. Competition and struggle for space were both negative and positive: organizational disfunctions were revealed as well as personal and organizational progress and modernization were assured. Thus territoriality study is becoming a complex but useful tool for a modern and philosophical understanding of today global market organization.-
Formato: dc.format239 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração bancária-
Palavras-chave: dc.subjectGerentes-
Palavras-chave: dc.subjectChefia-
Palavras-chave: dc.subjectGerencia institucional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleTerritorialidade, competição e papeis gerenciais : um estudo de agencias bancarias de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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