
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lesama, Manoel Flores, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, José Gustavo Sampaio, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
| Autor(es): dc.creator | Gravina, Dartan, 1965- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60610 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60610 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Manoel Flores Lesama | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. José Gustavo Sampaio Garcia | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 18/03/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p.157-159 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Estudo realizado com dois grupos tendo como foco a temática ambiental, água, verificando a possibilidade de aplicação da metodologia do Teatro Espontâneo, criado por Jacob Levy Moreno a partir de suas experiências como Diretor de teatro inovador, mais tarde consagrado pela criação da teoria e da prática do Psicodrama. Busca-se averiguar a possibilidade de aplicação da metodologia do Teatro Espontâneo para o ensino das ciências ambientais no espaço formal e não formal. A análise leva ao tema do protagonismo e da ausência do protagonista espontâneo, que é analisado à luz da teoria de Wilhelm Reich, notadamente pelo seu conceito de couraça bio-psíquicaenergética e suas implicações para a educação. Apresenta-se a proposta de que o Teatro Espontâneo pode contribuir para a formação e o exercício do protagonismo, especialmente no campo das questões ambientais. Palavras-chaves: Educação, ciências ambientais, teatro, teatro espontâneo, psicologia, psicodrama, couraça, J. L. Moreno, W. Reich. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Study carried out with two groups focused on the environmental theme, water, verifying the possibility of applying the Spontaneous Theater methodology, created by Jacob Levy Moreno from his experiences as Director of innovative theater, later consecrated by the creation of theory and of the practice of Psychodrama. It is sought to investigate the possibility of applying the Spontaneous Theater methodology to the teaching of the environmental sciences in formal and non-formal space. The analysis leads to the theme of protagonism and the absence of the spontaneous protagonist, which is analyzed in the light of Wilhelm Reich's theory, notably for its concept of biopsychic- energy cuirass and its implications for education. The Spontaneous Theater can contribute to the formation and the exercise of the protagonism, especially in the field of environmental issues. Key words: Education, environmental, theater, spontaneous theater, psychology, psichodrama, harness, J. L. Moreno, W. Reich. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (176 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicodrama | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
| Título: dc.title | Protagonismo no palco das questões ambientais, estudo desenvolvido em grupos de teatro espontâneo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: