Educação bilíngue para surdos no ensino superior : acesso à informação no Sistema de Bibliotecas UFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPorto, Marcelo, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorHenklein, Rafael, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:25:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:25:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60600-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcelo Porto-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir de 2014, a presença de professores e estudantes surdos cresceu significativamente, principalmente com a criação do curso de Licenciatura em Letras Libras. A política nacional de educação inclusiva assegura a educação bilíngue para surdos, garantindo que a comunicação e ensino sejam realizados em língua brasileira de sinais (Libras), como primeira língua e português escrito como segunda língua. Embora a presença de tradutores intérpretes de Libras em sala de aula seja assegurada para o acompanhamento das aulas, existem inúmeras situações em que há barreiras de acesso à informação devido ao fato de apenas a língua portuguesa ser contemplada nos canais de comunicação institucionais da UFPR, incluindo a biblioteca. Este artigo tem o objetivo de conhecer as demandas de acessibilidade em Libras no Sistema de Bibliotecas – Sibi UFPR para surdos nos níveis de graduação. Os procedimentos metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica nas áreas dos Estudos Surdos em Educação e políticas de inclusão para surdos. Foi utilizado questionário bilíngue como instrumento de coleta de dados junto aos graduandos do curso de Letras Libras para levantar as demandas de acessibilidade linguística para acesso à informação no Sistema de Biblioteca -SIBI da UFPR. Os resultados mostram falhas na oferta de condições de acessibilidade e no fornecimento de um acesso prioritário aos surdos. Esta pesquisa demonstra a necessidade de formação básica na Língua de sinais para colaboradores na UFPR, incluindo de tradução Libras no site. Resultado os dados que descobrimos problema acessilidades linguísticos e faltamos de materiais visuais da UFPR.-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/daisy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade - Avaliação-
Título: dc.titleEducação bilíngue para surdos no ensino superior : acesso à informação no Sistema de Bibliotecas UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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