Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Furtado, Lorena Lucena | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Evelin Gislane Schroeder de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:12:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:12:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60539 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60539 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Lorena Lucena | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho refere-se a um breve estudo da importância do clima organizacional em uma unidade escolar e a influência da gestão escolar no mesmo e no desempenho das atribuições. Com este estudo é possível apontar fatores que impactam de maneira positiva ou negativa o clima organizacional de uma comunidade escolar. Desta maneira cabe ao gestor escolar administrar a escola, com o esforço de todos, superando antigos paradigmas, da liderança única e exclusiva dele, incentivando as discussões da equipe, motivando e desafiando a mesma. Seguindo este caminho alcançar um clima favorável dentro das escolas é uma possibilidade muito grande. A participação dos membros da equipe na gestão pode ser entendida como fator motivacional e um funcionário motivado terá um comportamento positivo influenciando todo o andamento da organização, pois a posição comportamental influência diretamente na qualidade da organização. Com a análise de autores que abordam o tema é possível concluir que o clima organizacional influência diretamente na qualidade da instituição de ensino e merece cada vez mais atenção por parte do gestor escolar. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clima organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Título: dc.title | O clima organizacional na gestão escolar do Centro de Educação Profissional CEDUP Lycurgo Aleixo Nora | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: