Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Anjos, Rita de Cássia dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em | - |
Autor(es): dc.creator | X | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:00:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:00:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60535 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Rita de Cássia dos Anjos Coorientador: Camila Tonezer | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) de conceitos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino de Partículas Elementares (EPE) para o terceiro ano do Ensino Médio. Além da proposta de uma SD, o trabalho apresenta um material construído e a aplicação do mesmo para a turma do terceiro ano do Ensino Médio (EM) do Colégio Estadual Santo Agostinho no Município de Palotina no estado do Paraná. A pesquisa realizada para a aplicação do EPE, está voltada às possibilidades de inserção de conteúdos presentes em alguns livros didáticos de física e química, mas que não costumam ser aplicados em sala de aula com os alunos. A proposta está estruturada em quatro aulas, com duração entre 45 a 50 minutos em cada aula, abordando algumas ferramentas e métodos diferentes do cotidiano de uma sala de aula. Entre essas ferramentas e métodos, está um jogo de cartas com as características (spin, carga, classificação, interação, massa) do Modelo Padrão das Partículas Elementares (MPPE). Para compreender o surgimento e as abordagens iniciais das questões norteadoras do que o universo é composto, foram realizadas análises de imagens e relações históricas da evolução dos conceitos das Partículas que constituem a Matéria até as Partículas Elementares do Modelo Padrão atual. Durante a aplicação da SD, também foram realizadas demonstrações de experimentos através de vídeos, com suas aplicações e sugestões da melhor forma de realização. | - |
Formato: dc.format | 49 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Título: dc.title | Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: