O ensino de termodinâmica por investigação e suas interfaces para a alfabetização científica em aulas de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em-
Autor(es): dc.creatorX-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60533-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Leandro Siqueira Palcha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Considera-se que o ensino de Física tem sido visto majoritariamente por um prisma tradicional-expositivo, por isso no cenário atual a discussão por metodologias ativas emerge como possibilidade de explorar a participação dos alunos na construção do conhecimento e propiciar um ensino de ciência mais atraente. Dentre as metodologias ativas, a aprendizagem baseada em problemas destaca-se pela modalidade conhecida como "Ensino de Ciências por Investigação", sendo desenvolvida, no Brasil, principalmente por trabalhos de Carvalho (1998; 1999; 2014; 2015; 2016), com atividades problematizadoras simples, passíveis de serem realizadas em sala de aula. Outrossim considera-se a importância dos conhecimentos de Termodinâmica para a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos físicos que se fazem presentes no cotidiano, bem como os reflexos que a mediação docente do tema produz para que alunos construam suas explicações científicas razoáveis. Com isso, problematizam-se aqui as interfaces que o que o ensino por investigação poderia ter para a alfabetização científica dos conhecimentos físicos relacionados à Termodinâmica. O objetivo geral deste trabalho é analisar uma proposta de Ensino de Termodinâmica por investigação e suas interfaces para a alfabetização científica em aulas de Física, trazendo objetivos mais específicos como: realizar uma revisão de literatura fundamentando a importância das pesquisas na área de ensino de Termodinâmica; desenvolver uma proposta de ensino de Termodinâmica por investigação para o Ensino Médio; e pontuar as contribuições desta pesquisa que podem auxiliar no processo de alfabetização científica dos alunos. Em termos metodológicos, aplicou-se uma sequência de ensino investigativa sobre Termodinâmica em turmas do Ensino Médio, na disciplina de Física, de uma escola da rede pública. E a análise dos dados, orientou-se pelo referencial metodológico da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a proposta foi favorável para mediação e construção do conhecimento sobre o tema e, além disso, as contextualizações e relações feitas pelos alunos demonstram que a aula investigativa auxilia os alunos tanto na aprendizagem dos conceitos quanto na alfabetização científica. Também revelam que a utilização de metodologias ativas contribui para transformar a prática docente, possibilitando um ambiente investigativo, crítico e reflexivo que conta com a participação dos alunos. Defende-se que as interfaces (científica, ativa e cotidiana) contribuem para alfabetização científica em aulas de Física por meio do ensino por investigação tornam-se evidentes quando se têm claro os objetivos da mediação docente e seus reflexos sobre os alunos que se pretende formar para sociedade.-
Formato: dc.format49 p. : Digital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Título: dc.titleO ensino de termodinâmica por investigação e suas interfaces para a alfabetização científica em aulas de física-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.