Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em | - |
Autor(es): dc.creator | X | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:38:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:38:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60532 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60532 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Leandro Siqueira Palcha | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O estudo do eletromagnetismo permite compreender os conceitos de carga elétrica, bem como de campo elétrico e magnético. Traz ainda um conhecimento relacionado a circuitos elétricos e eletrônicos, associado a presença da eletricidade e de aparelhos elétricos e eletrônicos no cotidiano. Nesse contexto, inúmeras pesquisas na área de ensino vêm sendo realizadas procurando superar e/ou tencionar as concepções de ensino expositivo que, muitas vezes, traduzem um ensino em que predomina a autoridade do professor, enquanto o aluno é tido como mero agente passivo no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é necessário que os conteúdos do eletromagnetismo se relacionem a realidade concreta dos alunos. No que toca a este trabalho foi realizada uma pesquisa procurando analisar os sentidos que os alunos atribuem a uma proposta de ensino investigativa para os conhecimentos de eletromagnetismo. Para a fundamentação teórica, a pesquisa foi orientada por autores que reivindicam a perspectiva construtivista para o ensino escolar, particularmente ao que tange ao ensino de ciências por investigação. O objetivo geral deste trabalho é analisar os sentidos que alunos do Ensino Médio atribuem a uma proposta de ensino de eletromagnetismo por investigação. Em termos metodológicos, a pesquisa de natureza predominantemente qualitativa foi realizada com alunos do Ensino Médio, em uma escola da rede de ensino pública. A partir de uma Sequência de Ensino Investigativa foi construída a réplica de um aparato chamado "versorium", produzido por Gilbert, em 1600. Os instrumentos de pesquisa foram um roteiro da sequência de ensino e um questionário. Para análise dos resultados, a pesquisa orientou-se pelo referencial de Análise de Discurso Francesa. Os resultados indicam a emergência de diferentes sentidos no discurso dos alunos que demonstram a ocorrência de uma aprendizagem investigativa por parte dos alunos, bem como o gosto dos alunos aprenderem os conhecimentos físicos por meio da resolução de problemas. Por fim, destacam-se possibilidades desta pesquisa de se analisar os sentidos atribuídos ao ensino investigativo do ponto de vista da formação de professores. | - |
Formato: dc.format | 48 p. : Digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Título: dc.title | O discurso de alunos do ensino médio sobre o ensino de eletromagnetismo por investigação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: