Da ação ao gesto e do gesto à criação : um estudo teórico em Winnicott a partir da prática clínica com pacientes surdos

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Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nadja Nara Barbosa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia-
Autor(es): dc.creatorVieira, Caroline Coelho, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:20:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:20:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60528-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Nadja Nara Barbosa Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 21/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.108-116-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação originou-se no âmbito da prática clínica com pessoas surdas, em um Centro de Atendimento Especializado Bilíngue. Dessa experiência singular, muitas interrogações emergiram, levando à formulação de uma questão de pesquisa. A escuta às especificidades dos casos atendidos invocou reflexões sobre aspectos diversificados tanto com relação à teoria, quanto com relação à prática psicanalítica, impulsionando o desejo de buscar subsídios teóricos, visando posteriormente um retorno à clínica com maior solidez. Iniciou-se o estudo apresentando uma breve contextualização das representações sociais sobre a surdez, destacando duas grandes perspectivas: a perspectiva biomédica/reabilitadora e a perspectiva socioantropológica. Em acordo com alguns aspectos apresentados pela perspectiva socioantropológica, destacou-se a importância de reconhecer algumas especificidades da pessoa que vivencia a surdez, especialmente em termos sensoriais, linguísticos e culturais. Em vista disso, aprofundou-se o estudo sobre o estatuto da língua de sinais sustentando a possibilidade de um trabalho psicanalítico com pacientes surdos. Na sequência, realizou-se um levantamento sobre os estudos científicos contemporâneos que se dedicaram à temática da surdez pela ótica psicanalítica e os momentos em que grandes teóricos, como Freud e Winnicott referiram-se à surdez e/ou elementos correlatos. Delimitou-se a pesquisa a partir dos indícios manifestados na relação transferencial, com mais frequência e intensidade pelos pacientes surdos (principalmente aqueles com certa precariedade linguística). Indícios alusivos a movimentos que revelavam momentos de extrema dependência e a exigência da constante disponibilidade do analista, remetendo-nos aos movimentos dos estágios iniciais do desenvolvimento emocional. Este aspecto endereçou a pesquisa à teoria de Winnicott, autor que se dedicou profundamente ao estudo dos primórdios da constituição subjetiva, na qual privilegia a noção de gesto, considerando que uma ação aparentemente sem sentido pode torna-se gesto ao se inserir em uma relação, revelando um processo fundamental. Buscou-se cernir a noção de gesto no desenvolvimento emocional e seus desdobramentos na cena analítica. Iniciou-se o percurso adentrando sua teoria, visando compreender os complexos processos que ocorrem neste período, a partir do entrecruzamento dos caminhos do bebê e o do ambiente. Em vista disso, destacou-se a importância do ambiente no processo de constituição subjetiva, descrevendo as funções maternas primordiais, bem como a função paterna, as primeiras negociações entre o ambiente e o bebê e os processos basilares de integração, personalização e realização. Salientou-se que a provisão ambiental suficientemente boa ao acolher e legitimar o impulso primitivo do bebê transforma-o em gesto, possibilitando, por intermédio da ilusão, o paradoxo, encontro/criação do objeto e assim, a ocorrência de uma vital operação psíquica: a criação de si e do mundo. Constatou-se, a partir disso, que a capacidade para o gesto espontâneo, em termos de expressão do verdadeiro self e de criatividade primária está presente desde a mais tenra idade e depende de um ambiente humano para configurar-se como tal. Por fim, através deste estudo, pôde-se compreender que a importância conferida ao ambiente pode ser metaforicamente transposta ao encontro analítico, considerando deste modo a adaptação suficientemente boa do analista às necessidades do paciente, encontrando-se em Winnicott princípios norteadores para o exercício clínico quando o primitivo se manifesta na clínica via relação transferencial. Destacando-se na pesquisa: o manejo do setting clínico; a presença do analista e o holding, como possibilidades de recursos técnicos para a clínica com pacientes surdos, resguardando evidentemente a singularidade de cada caso. Palavras-chave: Surdez. Psicanálise. Winnicott. Gesto.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation originated in the scope of clinical practice with deaf people, in a Bilingual Specialized Care Center. Many questions emerged from this unique experience, leading to a research question. Listening to the specificities of each case served to provoke reflections regarding several aspects, in relation to theory and psychoanalytic practice, impelling the desire to seek theoretical subsidies that deal with such questions, and thus return more solidly to the clinic. The study began with a brief contextualization of the social representations of deafness, highlighting two major perspectives: the biomedical/reabilitation and the socio-anthropological. In accordance with some aspects presented by the socioanthropological perspective, was the importance of recognizing specificities of the person who experiences deafness, especially in sensorial, linguistic and cultural terms; deepening the study on the statute of sign language and supporting the possibility of psychoanalytic work with deaf patients. A survey was then carried out on the contemporary scientific studies that focus on deafness from the psychoanalytic point of view, as well as on examples in which great theorists, such as Freud and Winnicott, refer to deafness and/or related elements. Faced with the many questions that deafness brought up, the research was defined based one the signs manifested in the transference relationship, more frequently and intensely by deaf patients (especially those with a certain linguistic precariousness). Evidences allude to movements that revealed moments of extreme dependence, with the demand for the analyst's constant availability, recalling the movements of the initial stages of emotional development. This aspect directs the research toward Winnicott, an author who devoted himself deeply to the study of the beginnings of the subjective constitution, in which an apparently meaningless action becomes a gesture when entering into a relation, thus favoring the notion of gesture, since it expresses a fundamental process for primitive development. The course began to enter his theory, aiming to understand the complex processes that occur during this period, from the crossing of the baby's paths with that of its environment. Therefore, the importance of the environment in the process of subjective constitution was emphasized, describing the primordial maternal functions, as well as the paternal function, the first negotiations between the environment and the baby, and the basic processes of integration, personalization and fulfillment. Studies have shown that a satisfactory environment in supporting and validating the infant's primitive impulses, makes it possible for him or her to transform these impulses into a gesture, enabling, through an illusion, the paradox, "encounter/creation" of the object and, thus, the occurrence of a vital psychic operation: the creation of self and world. Therefore, it was found that the capacity for spontaneous gesture, in terms of expression of the true self, and of primary creativity, is present from an early age and depends on a human environment to be configured as such. Lastly, through this study, it can be understood that the importance given to the environment can be metaphorically transposed to the analytical encounter, thus considering the analyst's adequate adaptation to the needs of the patient, finding in Winnicott the guiding principles for clinical practice when the primitive is manifested in the clinic through a transferential relationship. Thus highlighting: the management of the clinical setting, the presence of the analyst and the holding as possibilities of technical resources for the clinic with deaf patients, evidently safeguarding the uniqueness of each case. Keywords: Deafness. Psychoanalysis. Winnicott. Gesture.-
Formato: dc.format116 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectWinnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectGestos-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Título: dc.titleDa ação ao gesto e do gesto à criação : um estudo teórico em Winnicott a partir da prática clínica com pacientes surdos-
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