A escola pública e o sentido do trabalho para jovens concluintes do ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRossler, João Henrique-
Autor(es): dc.contributorSilva, Graziela Lucchesi Rosa da, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Emanuelle Cristine de Almeida, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:38:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:38:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60525-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60525-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Henrique Rossler-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: ª Drª Graziela Lucchesi Rosa da Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 25/01/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.150-158-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar, sob os fundamentos da Psicologia Histórico- Cultural, o papel da escola como determinante central na produção do sentido pessoal de trabalho para jovens concluintes do Ensino Médio. Para tanto, delimitamos a articulação de uma pesquisa teórico-conceitual a uma investigação empírica, realizada em um colégio público estadual da cidade de Curitiba - PR, com nove estudantes do 3º ano do Ensino Médio regular. A pesquisa empírica dividiu-se em três momentos complementares: I) Aplicação de questionário para averiguação de dados sociodemográficos; II) Um encontro de grupo focal com os estudantes para compreender as relações entre educação e trabalho, a vivência no Ensino Médio, a atividade profissional do estudo, o sentido pessoal do trabalho; II) Quatro entrevistas individuais para aprofundamento das temáticas investigadas. A análise dos dados ocorreu primeiramente por meio da sistematização dos dados por meio de eixos temáticos. O segundo momento de análise, o diálogo com a teoria, possibilitou a apreensão e compreensão das determinações do Ensino Médio na produção de sentido pessoal do trabalho, decorrente da atividade profissional de estudo. Por meio do movimento de análise do objeto de estudo intentou-se reconstruir o empírico por meio da mediação dos conceitos teóricos. Esse processo de investigação constatou que os jovens apontaram conhecer as relações de trabalho no modo de produção capitalista, balizadas pelos fenômenos de exploração e alienação. Tal sentido pessoal do trabalho é conectado ao significado social que essa atividade adquiriu sob a lógica do capital. Entretanto, os jovens apontaram na relação entre educação e trabalho, mais especificamente entre o ensino superior e o trabalho, a possibilidade de outra relação com a atividade laboral, marcada pela ligação aos interesses e habilidades pessoais, ao desenvolvimento de atividade intelectual, criativa e criadora. De acordo com os jovens, esse posicionamento frente ao trabalho por meio do ensino superior foi anunciado pela escola, que aponta aos estudantes uma entrada privilegiada no mercado de trabalho para aqueles que fazem curso universitário. Constatou-se, em síntese, que o sentido pessoal do trabalho produzido individualmente pelos jovens é decorrente da organização social vigente, das condições estruturais da escola pública, especificamente do Ensino Médio público e regular, e as demandas econômicas e sociais postas à juventude da classe trabalhadora. Palavras-chave: Juventude da classe trabalhadora. Ensino Médio. Sentido do trabalho.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this research is to analyze, has as theoretical reference the Historical- Cultural Psychology. The role of the school as a main determinant in the production of the personal sense of work for young high school graduates. In order to solve this research problem, it was delimited the articulation of a theoretical-conceptual research to an empirical investigation, carried out in a state public college in the city of Curitiba, Paraná, with nine students from the 3rd year of High School. The empirical research is divided into two complementary moments: I) Application of a questionnaire to ascertain sociodemographic data; II) A focus group meeting with the students to understand the relationship between education and work, the experience in High School, the professional activity of the study, the personal sense of work; III) Four individual interviews to deepen the themes investigated. The analysis of the data occurred first through the systematization of the data through thematic axes, the second moment of analysis - the dialogue with the theory - made possible the apprehension and understanding of the determinations of the High School in the production of personal sense of the work, due to the professional activity of study. Through the analysis of the object of study, the empirical reconstruction was attempted through the mediation of theoretical concepts. This process of investigation found that the young people pointed out to know the labor relations in the capitalist mode of production, marked by the phenomena of exploration and alienation. Such a personal sense of work is connected to the social meaning that this activity has acquired in the logic of capital. However, young people pointed to the relationship between education and work, more specifically between higher education and work, the possibility of another relationship with work activity, marked by the connection with personal interests and skills, the development of intellectual and creative activity. According to the young people, this positioning toward work through higher education was announced by the school, which points out to students a privileged entry into the job market for those who take a university course. In summary, the personal meaning of the work produced individually by young people is derived from the current social organization, from the structural conditions of the public school, specifically from public and regular high schools, and from the economic and social demands placed on working-class youth. Keywords: Working class youth. High school. Sense of work.-
Formato: dc.format166 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - Psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectJovens - Ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude - Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Título: dc.titleA escola pública e o sentido do trabalho para jovens concluintes do ensino médio-
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